Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações da Coordenadoria de Cultura e Arte da PRE
Criado pela Coordenadoria de Cultura e Arte, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), o prêmio Destaque Cultural UFSM tem o objetivo de homenagear pessoas que realizaram significativo trabalho na promoção, valorização e fomento à cultura. Na edição deste ano, a agraciada é a professora Alzira Guaraldi Severo, docente aposentada do curso de Música, o primeiro curso de artes a ser criado na UFSM e que em 2023 comemora 60 anos.
Mais conhecida pelo apelido de “Zica”, Alzira exerceu importantes funções na instituição, com a de diretora do Centro de Artes e Letras (CAL), além de ter desenvolvido vários projetos, com destaque para a criação do Festival Internacional de Inverno, que a universidade promove todos os anos em Vale Vêneto. Está disponível abaixo um breve currículo da homenageada:
Currículo – Alzira Guaraldi Severo iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade no Conservatório Mozart de Santa Maria. Posteriormente ingressou na UFSM, integrando a primeira turma de alunos do curso de Licenciatura em Música e do curso de Bacharelado em Piano. Após finalizar a graduação, trabalhou como professora de música no Instituto de Educação Flores da Cunha, em Porto Alegre, e no Colégio Carlos Chagas, em Canoas.
Prestou concurso docente na UFSM em 1973 e passou a ministrar as disciplinas de Práticas Instrumentais e Estudo do Teclado. Foi coordenadora do curso de Música da UFSM e do Curso Extraordinário de Música (que hoje se chama Curso de Extensão em Música) de 1979 a 1986, ano em que foi eleita para a direção do CAL. No início dos anos 90, assumiu a direção do Instituto de Preservação da Memória Cultural (Ipremec), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. Nos Estados Unidos, fez conferências na Universidade da Georgia, sobre as influências na música brasileira e as instituições de música no Brasil.
Realizou vários projetos de extensão, entre eles: Projeto Opus 20, com recitais semanais sempre às 20h em diversos espaços da cidade de Santa Maria; Momento Musical, com recitais no campus da UFSM; Concurso Internacional da UFSM – Piano e Violão, realizado através de convênio com a Fundação Nacional de Artes (Funarte); 1ª Semana de Artes da UFSM em Porto Alegre, realizada através de convênio com a Assembleia Legislativa; Projeto Itinerante de Cultura, com apresentações de música e teatro e a realização de palestras e exposições, também realizado através de convênio com a Assembleia Legislativa; Rede Regional de Música, com recitais de professores e alunos da UFSM no interior do estado; Concurso Regional Sebastian Benda para Pequenos e Grandes Instrumentistas; e o Festival de Inverno de Vale Vêneto (hoje Festival Internacional de Inverno da UFSM).
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Tirando as patotinhas e a classe média alta da aldeia, mais uma ilustre desconhecida.