Artigos

1ª Maratona de Santa Maria: um sucesso e um orgulho para a nossa cidade – por Jorge Pozzobom

Evento que “veio para ficar. Espero vocês para corrermos juntos em 2024!”

Foram mais de quatro horas de prova, e eu estava lá. Não apenas para assistir, mas para correr. Tenho muito orgulho de ter participado da 1ª Maratona de Santa Maria, uma construção coletiva junto ao meu vice-prefeito, Rodrigo Decimo, à nossa Secretaria de Esporte e Lazer do Município e ao Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS), que ocorreu na manhã do último domingo (24) pelas ruas da cidade. Para vocês terem uma ideia, 235 pessoas, entre servidores da Prefeitura e das 15 instituições apoiadoras, trabalharam na realização do evento esportivo.

Foram 1,5 mil participantes, de 83 cidades e cinco Estados diferentes, que competiram em diferentes categorias (no masculino e no feminino e por faixa etária) e provas: 42km, 21km, 10km e 5km. Eu, corajosamente, corri cinco quilômetros, mas já aviso que, no ano que vem, estarei mais preparado.

Há oito meses, eu comecei a fazer exercícios físicos e, com muita força de vontade, não parei mais.

Confesso a vocês que demorei a tomar essa decisão, mas, hoje, não abro mão. Inclusive, a atividade física está na minha agenda oficial. E esse também foi o motivo pelo qual fiquei muito feliz com o sucesso da maratona. Valorizar o esporte é valorizar a saúde, a vida, em todos os seus aspectos. Foi gratificante ver a alegria e a disposição dos atletas no evento.

A 1ª Maratona de Santa Maria foi um exemplo de organização. Planejada com muito carinho e empenho, ela já sinaliza o sucesso das próximas edições. E digo mais: para o ano que vem, queremos prever pelo menos o dobro de inscrições. A estrutura preparada para a competição também contou com Espaço Kids, praça de alimentação, espaços para assessorias esportivas e atrações musicais, bem como seis ambulâncias que acompanharam os corredores.

Todos nós, participantes, também fomos monitorados pelo Centro de Comando do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), garantindo a segurança dos atletas durante o percurso. Em veículos, foram 30 viaturas e 45 motocicletas dos órgãos de segurança, além das ambulâncias.

Deixo aqui a minha admiração e os meus parabéns aos vencedores, Gabriel Pozzo e Caren Lemos, ambos de Santa Maria, que completaram a corrida de 42 quilômetros em primeiro lugar, e aos demais participantes, que subiram ou não ao pódio, mas que, certamente, deixaram esse evento ainda mais bonito. Destaco aqui que todos nós ganhamos medalha de participação, ou seja, todos somos vencedores. E todo o entusiasmo presenciado ao longo do percurso foi contagiante, podem ter certeza.

Quero agradecer, de coração, ao nosso secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, e a toda a sua equipe, que estudaram outras maratonas realizadas no Brasil e no Exterior para que a nossa fosse esse sucesso. Obrigado pela dedicação a esse evento, que ficará na memória dos santa-marienses. A Maratona de Santa Maria veio para ficar. Espero vocês para corrermos juntos em 2024!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.

Nota do Editor: a foto que ilustra este artigo é de Marcelo Oliveira/Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo