DestaquePolítica

CÂMARA. Valdir Oliveira protocola projeto contra exploração sexual. Porém, lei já existe desde 2007

Procuradoria Jurídica manifestou-se contra a tramitação da proposta do edil

Iniciativa de Valdir Oliveira (PT) tem sutis diferenças com legislação que existe há 16 anos na cidade (Foto Isadora Pilar/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Valdir Oliveira (PT) protocolou, em agosto, o Projeto de Lei 9655/2023, que torna obrigatória a afixação de placa ou cartaz com advertência sobre exploração sexual de crianças e adolescentes na entrada de motéis, boates e estabelecimentos similares em Santa Maria. Todavia, essa legislação já existe em Santa Maria desde 2007.

A Lei Municipal 5056/2007, sancionada pelo então prefeito Valdeci Oliveira (PT), irmão de Valdir, determina que seja afixado o aviso “Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime! Denuncie! Ligue para: 0800.99.05.00”, nos mesmos locais definidos no projeto de Valdir. Em caso de descumprimento, a multa inicial é de 500 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), o que hoje corresponde a R$ 2.176,30. Também determina que a placa deve ter 30 centímetros de altura por 60 centímetros de largura.

Na proposta de Valdir a mensagem é “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Em caso de suspeita Disque 100!”. Quem descumprir recebe uma advertência e apenas em caso de reincidência recebe uma multa de R$ 2 mil. O projeto prevê uma placa ou cartaz de 70 centímetros de comprimento por 45 centímetros de largura.

Essas sutis diferenças não foram suficientes para convencer a Procuradoria Jurídica do Parlamento de Santa Maria. O parecer, com data de 15 de setembro, é contrário à tramitação pelo fato de já existir uma lei municipal sobre o mesmo tema.

“Logo, se existir interesse para adequação/modificação da legislação citada, deve-se ocorrer de forma distinta ao proposto”, diz trecho do parecer jurídico.

Uma alternativa considerada para efetuar as modificações seria a apresentação de um projeto de lei complementar, visando a alteração de artigos específicos da legislação em vigor.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Edis só sabem se esbaldar no dinheiro publico e propor projetos ‘para a galera’. Os problemas primoridiais do municipio permanecem intocados. Se a politica resolve nada, a democracia fica cara demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo