Por Tiago Machado / Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Presente na cerimônia de encerramento do 16º Santa Maria Vídeo e Cinema, realizada na noite do último sábado (23), no Theatro Treze de Maio, o deputado estadual Valdeci Oliveira anunciou a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para o Festival. O valor irá compor o orçamento do Estado do ano que vem, pois integra os recursos que cada parlamentar da Assembleia Legislativa pode indicar antes da votação do orçamento.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA COM TODOS OS VENCEDORES DA 16º EDIÇÃO DO SMVC
“Com esse apoio e com outros apoios que vão acontecer, será possível construir mais um salto de possibilidades para um evento que é muito especial e que tem uma identidade muito forte com Santa Maria. Investir na cultura, no esporte e no lazer é investir em políticas públicas que reduzem a violência na nossa sociedade”, pontuou o deputado.
FESTIVAL – A relação de Valdeci com o SMVC é bastante antiga. Foi na gestão dele como prefeito de Santa Maria, no ano de 2002, que o Festival foi criado. Em 2020, já no Parlamento gaúcho, o deputado propôs um projeto de lei que incluiu o Santa Maria Vídeo e Cinema no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul. “O potencial local na área do audiovisual é imenso, e o SMVC, cada vez mais, pela abnegação da sua coordenação e organização, consolida e amplia essa referência santa-mariense”, destacou Valdeci.
EDIÇÃO 2024 – Na edição deste ano, o Santa Maria Vídeo e Cinema teve como homenageado nacional o cineasta Paulo Nascimento e como homenageados locais a atriz Patrícia Garcia e o ator Ricardo Paim. O Festival premiou produções audiovisuais em diferentes categorias dentro da Mostra Nacional e da Mostra Santa Maria e Região.
Também foi promovida a entrega dos prêmios Clayton Coelho de Direitos Humanos, Jornalista Luiz Roese (sobre justiça, juventude e prevenção) e Isadora Viana Costa (sobre a afirmação dos direitos das mulheres e o combate à violência) e dos troféus Rede Sina (ao melhor curta com temática social) e Cineclube Lanterninha Aurélio.
Festival onde nem as moscas mudam.