CulturaDestaque

CULTURA. Divulgados nomes de homenageados e julgadores do festival ‘Santa Maria Vídeo e Cinema’

Paulo Nascimento, Patricia Garcia e Ricardo Paim: espaço de honra no evento

Por Alexandra Zanela / Da Padrinho Agência de Conteúdo

A 16ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) divulgou os nomes dos homenageados e a lista de jurados deste ano. O evento, que ocorre de 21 a 23 de setembro, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria, prestará homenagem ao cineasta Paulo Nascimento, na Mostra Nacional, e aos atores e tradicionais apresentadores do festival, Patricia Garcia e Ricardo Paim

Já para o corpo de jurados que assistirão às produções e escolherão os vencedores das categorias, foram convidados os jornalistas Daniel Paim, Sione Gomes e Tatiana Py Dutra, a secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, e ator Laédio José Martins

As atividades deste ano estão estruturadas com o tema “o tempo não para”, uma reflexão em torno das mudanças ocorridas no audiovisual e na sociedade como um todo. Serão  14 filmes de seis estados, na Mostra Nacional, e outras cinco produções na Mostra Sinprosm de Curtas-metragens de Santa Maria e Região.

Também ocorre durante o festival, a mostra Entre Fronteiras, com cinco curtas da Argentina, Brasil e Paraguai. A curadoria foi realizada pelo diretor argentino Axel Monsu.

Homenageado Nacional 

Paulo Nascimento 
Paulo Nascimento é cineasta, roteirista, produtor e escritor. Nascido em Tupanciretã/RS, é ex-aluno da Faculdade de Jornalismo da UFSM, sócio da Accorde Filmes de Porto Alegre e diretor da Paris Filmes de São Paulo. Nascimento é um contador de histórias, independente do meio: cinema, tv, livros e streaming. É o diretor de mais de 10 longas-metragens, entre eles, “Diário de um Novo Mundo” , “Valsa Para Bruno Stein”, “A Casa Verde”, “Em Teu Nome”, “A Oeste do Fim do Mundo”, “Janeiro 27”, “Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos”, “A Superfície da Sombra” e o mais recente “Ainda Somos Os Mesmos”, todos premiados no Brasil e exterior. É o autor e diretor de dezenas de séries, entre elas  “A Hora do Louva-Deus”, “O Segredo”,  “Contos de Natal”, “Animal” e “Chuteira Preta”. Como escritor lançou recentemente os livros “Cães da Amazônia”, “O Pai das Fake News” e “Chama a Bebel”.

Homenageados Locais

Patrícia Garcia – Homenageada de Santa Maria do 16º SMVC
Atriz, produtora e influenciadora digital, Patrícia é santa-mariense formada em Artes Cênicas pela UFSM. É sócia da Companhia Armazém Cultura e Entretenimento. Sua principal vertente sempre esteve nas Artes Cênicas, onde já participou de inúmeras apresentações em turnês por diferentes estados brasileiros como: Pará, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e recentemente Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. No cinema, está em duas produções lançadas recentemente: a websérie Memória Viva e o média-metragem Terra à Vista – Uma Aventura Pirata. Sua história no quadro cinematográfico da cidade se dá desde a primeira edição do SMVC, quando participou das intervenções artísticas do festival.

Ricardo Paim – Homenageado de Santa Maria do 16º SMVC
Ricardo é natural de Cruz Alta/RS. Ator, produtor e influenciado digitalmente por muitos, é graduado em Interpretação Teatral pela UFSM e sócio da Companhia Armazém Cultura e Entretenimento. Sua principal vertente sempre esteve nas Artes Cênicas, onde já participou de inúmeras apresentações em turnês por diferentes estados brasileiros como: Pará, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e recentemente Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Está em duas produções lançadas recentemente: a websérie Memória Viva e o média-metragem Terra à Vista – Uma Aventura Pirata. Sua história no quadro cinematográfico da cidade se dá desde a primeira edição do SMVC em 2002, quando atuou no curta-metragem Cinzas da História, premiado como melhor curta de Santa Maria e quando participou das intervenções artísticas do festival naquela edição.

Jurados

Daniel Paim
Jornalista, diretor, produtor, roteirista e documentarista, Daniel integra uma série de projetos ligados ao cinema em Santa Maria/RS. Cinéfilo inveterado e cineclubista, é curador do Cineclube Lanterninha Aurélio/CESMA e integra a equipe de curadoria do Festival Internacional de Cinema Independente (Fenacim). Compõe a equipe coordenadora do Programa de Extensão Cineclube da Boca (UFSM) e do Festival Internacional de Cinema Estudantil (Cinest), do qual é também oficineiro e mestre de cerimônias.

Rose Carneiro 
Rose é graduada em Relações Públicas e atua como Produtora Cultural. Atualmente ocupa o cargo de Secretária de Cultura de Santa Maria/RS. Também é integrante do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura RS (CODIC RS) e da Governança do Distrito Criativo Centro-Gare.

Sione Gomes 
Jornalista graduada pelo curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e mestre em Letras/Estudos Literários, ambos pela UFSM. É professora assistente na Universidade Franciscana (UFN), respondendo pela coordenação do curso de Jornalismo e Editora de Cultura do jornal Diário de Santa Maria. Premiada com um Vento Norte, em 2008, como Melhor Atriz com o curta “Sempre às Quartas”.

Tatiana Py Dutra
Cinéfila, Tatiana é jornalista formada na UFSM e especialista em Comunicação e Projetos de Mídia pela UFN. Atuou como jornalista e editora de Cultura do Diário de Santa Maria e, após um período no Canadá, abriu a sua própria empresa de comunicação, a Py Assessoria e Conteúdo.

Laédio José Martins
Laédio Martins é Graduado em Artes Cênicas – com Bacharelado em Interpretação e Direção Teatral pela UFSM e Mestre em Teatro pela UDESC. Atua também como Educador, Mascareiro, Cenógrafo, Figurinista e Maquiador. É diretor dos filmes “Edmundo está em casa” e “Nair D’Agostini e o legado de Stanislávski no Brasil, entre outros”.

Premiações

Para a Mostra Nacional da 16ª edição do SMVC, o troféu Vento Norte será entregue nas seguintes categorias: Melhor Curta do Festival, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta de Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Direção, Duas premiações de Melhor Interpretação, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem,  Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som e  menções honrosas, quando houver. 

Ainda, serão escolhidos dois filmes por votação direta do público, um da Mostra Competitiva Nacional e outro da Mostra Competitiva de Santa Maria e região, para receberem os Troféus Vento Norte como melhores curtas pelo júri popular. Serão entregues também os prêmios Clayton Coelho de Direitos Humanos,  o Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, o Prêmio Jornalista Luiz Roese sobre justiça, juventude e prevenção e o prêmio Isadora Viana Costa, para uma obra que aborde a afirmação dos direitos das mulheres e o combate à violência e o Troféu Rede Sina, ao melhor curta com temática social pelo site Rede Sina. 

O SMVC
O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória. 

Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. Em 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento ocorreu de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.

O 16° SMVC é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, em parceria com outras entidades da cidade

Curtas-Metragens selecionados pela curadoria do 16º SMVC 

Mostra Nacional
– Ana Rubia (MT, Documentário, 15min)
– Carta ao Pai (RS, Documentário, 12min 53seg)
– Ciranda Feiticeira (PE, Animação, 8min)
– Cidade de Lona (RS, Documentário, 24min 47seg)
– Em Nome do Pai (RS, Ficção, 20min)
– Eu Tibano (RS, Documentário, 18min 35seg)
– Enquanto Nos Encontrávamos (RS, Ficção, 18min 46seg)
– Ferrolho (RS, Ficção, 18min)
– Lente de Aumento (RJ, Ficção, 14min 59seg)
– Maria (RS, Documentário, 08min 31seg)
– Meta (RS, Ficção, 17min 50seg)
– Nada se Perde (DF, Ficção, 12min) 
– Ode (BA, Ficção, 15min)
– Último Domingo (RJ, Ficção, 17min 27seg)

Mostra Sinprosm de Curtas-metragens de Santa Maria e Região  
– Cidade de Lona (Documentário, 24min, 47seg) 
– De um outro lugar (Ficção, 10min 43seg, 2023) 
– Natal (Documentário, 17min, 08seg, 2023) 
– Só uma fase (Documentário, 15min 30seg, 2023) 
– Terra de Mulheres (Documentário, 18min, 2023)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo