DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. “Descubra UFSM” promove o contato com profissões e permite troca entre os estudantes

Evento termina neste sábado é chance para os jovens tirarem suas dúvidas

Compostos fluorescentes expostos no estande do curso de Bacharelado em Química (Foto Ana Alícia Flores/Divulgação)

Por Gabrielle Pillon e Júlia Weber / Da Agência de Notícias da UFSM

Com mais de cem estandes espalhados pelo Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT), atrações não faltam para os visitantes da 10ª edição do Descubra UFSM. Só no primeiro dia (28), cerca de 92 ônibus chegaram à universidade para o evento. Estudantes de diferentes anos de escolaridade e de diferentes distâncias encontraram-se para descobrir um curso futuro, reafirmando um desejo antigo ou conhecendo um novo. O Descubra se estende até este sábado (30). 

O espaço foi dividido a fim de atender a variedade de atividades planejadas. Um pavilhão com dois anexos reúne estandes dos cursos, unidades e pró-reitorias da Universidade. Do lado de fora, um palco marca a região para manifestações artísticas e culturais, além de manifestações de autoridades. Ainda, há um espaço de alimentação, com a presença de barraquinhas, foodtrucks e a Polifeira do Agricultor. Também há o espaço Vibe, com DJs e pista de dança. Outro pavilhão é destinado ao Espaço Conecta, parceria com a Prefeitura de Santa Maria. Lá, alunos conhecem outras faculdades e empresas privadas, enquanto concorrem a brindes. 

Áreas do conhecimento a um passo de distância 

Público conheceu de perto carro desenvolvido pela Fórmula UFSM (Foto Ana Alícia Flores)

Um dos destaques, que chama a atenção de quem caminha pelos corredores, é o carro da Fórmula UFSM, exposto para divulgar o projeto da Engenharia Mecânica que constrói e compete com veículos monopostos open-wheel anualmente. Leonardo Kerpel, que integra o grupo desde 2021, destaca a experiência gratificante de ver alunos do último ano do ensino médio instigados a procurar o ensino superior depois do contato com a universidade. 

Já no estande do curso de Bacharelado em Química, são oferecidas diversas atividades, como os compostos fluorescentes, demonstrados através de lanternas de luz ultravioleta. Outra demonstração apresentada foi o experimento de indicador de pH, que permite a interação dos visitantes e a reação conhecida como “espuma de elefante”, causada pelo contato entre o peróxido de hidrogênio, o detergente e um catalisador de iodeto de potássio, que acelera a decomposição e forma a espuma de O2. Com isso, os visitantes puderam, eles próprios, experimentar ciência, com a orientação dos acadêmicos.

Para Jennifer Queiroz, acadêmica do último ano do Bacharelado em Química, o evento é importante para mostrar a parte prática do curso. “Na minha escola, eu não tinha aula prática, ver isso é interessante e atrativo”, comenta. 

A abrangência da UFSM em um único espaço

No estande da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, os transeuntes puderam conhecer o dia a dia da creche da UFSM, que atende crianças de 4 meses a 6 anos de idade. Escola de aplicação desde 2022, a Ipê Amarelo não é só um espaço de atendimento a crianças, mas também de formação para os acadêmicos da UFSM, principalmente dos cursos do Centro de Educação, mas há presença também de estudantes das artes e da saúde.

Vivian Beling, professora da escola, relata que o contato com o público tem sido bastante positivo, com muito interesse no tocante às formas de ingresso, que é via edital e posterior sorteio. Igualmente há perguntas de pessoas interessadas em ter contato com a escola como acadêmicos. 

“Eventos como o Descubra são de grande importância para divulgar toda a abrangência que a UFSM tem, que às vezes as pessoas não conhecem, como o espaço de educação infantil”, entende Vivian. Um dos cursos da área é o de Pedagogia, que não deixou de ocupar um lugar no pavilhão da feira de profissões. Quem passar por lá pode participar de um quiz a respeito do curso. Ao acertar a resposta, ganha-se um brinde. Emannuele Goss, do 3º semestre do curso noturno, explica que a ideia da brincadeira é fazer com que os visitantes possam conhecer as respostas de forma interativa e, caso haja alguma dúvida, os acadêmicos poderão explicar. 

A respeito do retorno do público, Emannuele conta que muitos se aproximam da banca já sabendo do curso e com a intenção de fazê-lo. Do mesmo modo, há aqueles que estão apenas passando pelo corredor e são chamados para a atividade do quiz. Para a futura pedagoga, o Descubra é relevante por ser um ponto de contato de quem está de fora com quem está na UFSM, para que haja mais acesso à educação e aos cursos superiores. 

Permitir-se conhecer

Quem visitar a UFSM nos dias de evento poderá também participar das aulas de dança, promovidas pelos acadêmicos do respectivo curso. Na tarde desta quinta-feira, o estudante do 2º semestre do Bacharelado em Dança Lipe Soares coordenou uma atividade de dança no meio do pavilhão. A ação vem em conjunto com a prática do curso de integrar todos em um ambiente acolhedor, relata Lipe, em que os alunos consigam “dançar, serem eles mesmos”. Ele continua: “é isso o que prezamos nos cursos de artes, que a pessoa venha aqui e seja ela mesma, desenterrar todos os sentimentos que ela guardou por conta de um preconceito social por conta das artes”.  

As atividades da Dança também existem para serem divertidas, pois tudo o que tem dança é divertido e une as pessoas, conta Lipe. “Estou aqui pela minha arte, que me salva e me faz sentir vivo”. Além de danças coreografadas, os visitantes podem apenas se juntar ao estande do curso e dançar livremente, acrescenta. Lipe compartilha que às vezes vê um pouco de distanciamento do público. Mas, conforme este se permite aproximar, contagia-se pelo ambiente. Esse é justamente um dos principais pontos do Descubra, entende Lipe: abrir o que muita vezes é desconhecido. No evento, pode-se ter um olhar para cursos e saberes que não são tão falados, o que é válido principalmente para quando o indivíduo se sente deslocado quanto às opções…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, E AINDA CONFERIR OUTRAS IMAGENS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Contato com profissões? Contato com a academia. Expositores são alunos/professores. Logo tirando a area da saude e talvez do direito a maioria nunca exerceu a profissão. Empresas junior é uma baita experiencia para os alunos? É. Mas não é a mesma coisa que a iniciativa privada. Dinamica é diferente. Mesmo raciocinio vale para incubadas. Carro da Engenharia Mecanica vai pela mesma linha. Experiencia de trabalho em equipe, resolução de problemas. Apesar disto a grande maioria dos envolvidos não vai trabalhar na industria automotiva. Resumo da opera: estão vendendo sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo