ExpoFavela e sua importância – por Roberto Fantinel
“Chega como acelerador de iniciativas, fortalecendo o senso de comunidade”
A maior feira de empreendedorismo da América Latina chegou ao RS com o propósito de abrir uma janela para a diversidade e cultura nas comunidades gaúchas. Pela primeira vez, Porto Alegre sedia a ExpoFavela que carrega em sua identidade a rica tapeçaria cultural que emerge das comunidades mais periféricas. A Feira é como uma plataforma de expressão e empoderamento para os moradores da periferia e, estacionou no nosso estado disposta a contribuir com a quebra de estereótipos e a promoção da inclusão social.
Uma oportunidade única de mostrar ao mundo habilidades e talentos, através de negócios, inovação e empreendedorismo, proporcionando uma ponte entre investidores e a música, a dança, a arte, a moda e tantas outras formas de expressão. A ExpoFavela chega como um acelerador de iniciativas, fortalecendo o senso de comunidade e incentivando os moradores a se orgulharem de suas raízes culturais e se destacarem em um contexto muitas vezes marcado por desafios econômicos e sociais.
A ExpoFavela desafia estereótipos agressivos que frequentemente cercam as comunidades de todo o nosso país. Ao mostrar o talento e a criatividade que surgem nesses grupos, o evento desconstrói a imagem negativa que muitos têm ao ouvirem a palavra favela. Muito além do preconceito e desinformação, as comunidades não são sinônimo de pobreza e crime, mas incubadoras de cultura, arte e resiliência. Isso contribui para uma mudança de percepção em relação às comunidades marginalizadas.
A ExpoFavela também desempenha um papel importante na promoção da inclusão social e econômica. Ao criar oportunidades para os moradores mostrarem e comercializarem seus produtos e talentos, o evento ajuda a gerar renda e criar empregos dentro dessas comunidades. Além disso, a exposição atrai visitantes de diferentes origens socioeconômicas, promovendo a interação e o entendimento entre grupos que muitas vezes vivem em mundos separados.
É muito mais do que um simples evento cultural, é uma manifestação de resistência e celebração das comunidades gaúchas/brasileiras. Ao dar voz e visibilidade a um corpo social marginalizado, a ExpoFavela ajuda a construir uma sociedade mais igualitária, onde todas as formas de expressão são respeitadas e valorizadas. A Feira chegou ao nosso estado como um lembrete poderoso de que a riqueza cultural do Brasil não pode ser medida apenas pelo seu PIB, mas também pela criatividade e diversidade encontradas em todos os cantos do país.
(*) Roberto Fantinel é deputado estadual licenciado pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Foi presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e é o atual secretário estadual de Assistência Social. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.