Por Alexandra Zanela / Da Padrinho Agência de Conteúdo
Os filmes selecionados para a Mostra Nacional da 16º edição do Santa Maria Vídeo e Cinema foram divulgados nesta segunda-feira. Das mais de 100 produções inscritas, 14 – vindas de seis Estados – foram escolhidas pela equipe de curadoria do festival. O SMVC ocorre entre os dias 21 e 23 de setembro, em Santa Maria.
Os selecionados para a Mostra de Santa Maria e região serão divulgados ainda nesta semana.
Para este ano, as atividades serão estruturadas com o tema “o tempo não para”, uma reflexão em torno das mudanças ocorridas no audiovisual e na sociedade como um todo.
Premiações
Para a Mostra Nacional, o troféu Vento Norte será entregue nas seguintes categorias: Melhor Curta do Festival, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta de Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Direção, Duas premiações de Melhor Interpretação, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som e menções honrosas, quando houver.
Ainda, serão escolhidos dois filmes por votação direta do público, um da Mostra Competitiva Nacional e outro da Mostra Competitiva de Santa Maria e região, para receberem os Troféus Vento Norte como melhores curtas pelo júri popular. Serão entregues também os prêmios Clayton Coelho de Direitos Humanos, o Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, o Prêmio Jornalista Luiz Roese sobre justiça, juventude e prevenção e o prêmio Isadora Viana Costa, para uma obra que aborde a afirmação dos direitos das mulheres e o combate à violência e o Troféu Rede Sina, ao melhor curta com temática social pelo site Rede Sina.
O SMVC
O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória.
Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. Em 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento ocorreu de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.
O 16° SMVC é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, em parceria com outras entidades da cidade.
Curtas-Metragens selecionados pela curadoria do 16º SMVC – MOSTRA NACIONAL – 2023
– Ana Rubia (MT, Documentário, 15min)
– Carta ao Pai (RS, Documentário, 12min 53seg)
– Ciranda Feiticeira (PE, Animação, 8min)
– Cidade de Lona (RS, Documentário, 24min 47seg)
– Em Nome do Pai (RS, Ficção, 20min)
– Eu Tibano (RS, Documentário, 18min 35seg)
– Enquanto Nos Encarávamos (RS, Ficção, 18min 46seg)
– Ferrolho (RS, Ficção, 18min)
– Lente de Aumento (RJ, Ficção, 14min 59seg)
– Maria (RS, Documentário, 08min 31seg)
– Meta (RS, Ficção, 17min 50seg)
– Nada se Perde (DF, Ficção, 12min)
– Ode (BA, Ficção, 15min)
– Último Domingo (RJ, Ficção, 17min 27seg)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.