DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. 50 toneladas de doações, as perdas no campo e o ‘El Niño’ e o aumento do arroz

Adversidades do clima e prejuízo apontado no levantamento parcial da Emater

Por Paulo André Dutra

* Em vídeo publicado (confira abaixo) nas redes sociais no sábado (9), o prefeito Jorge Pozzobom informa que as doações entregues à Defesa Civil de Santa Maria ultrapassaram as 50 toneladas. São roupas, alimentos, cobertores e água.

* Além de agradecer às doações e aos voluntários pelo trabalho, Pozzobom enfatiza a necessidade de produtos de higiene pessoal, material de limpeza e ração animal.

* Segunda e terça-feira, o atendimento no CDM será de manhã (das 8 às 12 horas) e de tarde (das 13 às 17 horas).

* Em levantamento preliminar sobre perdas no campo, a Emater indica que as condições climáticas adversas afetaram 50 municípios, 665 localidades e 10.787 propriedades.

* Morreram 29.356 animais, entre bovinos de corte e de leite, suínos e aves e perderam-se 370 caixas de abelhas e 35,5 toneladas de peixe. Foram 346 produtores prejudicados.

* A produção não coletada de leite chegou a 327,3 mil litros, lesando um total de 813 produtores. São 4.456,8 quilômetros de estradas vicinais afetadas em 197 comunidades.

* Houve danos em 1.192 casas, 621 galpões, 12 armazéns, 116 silos, 25 estufas de fumo, 25 estufas/túneis plásticos para horticultura, 128 açudes (piscicultura/irrigação), 53 aviários e 45 pocilgas.

* Os números ainda não são totais. Muitas comunidades não puderam ser acessadas pelos escritórios municipais da Emater, responsáveis pela alimentação do Sisperdas.

Movimento no mercado mundial do arroz provocado pelo El Niño deve estar chegando às prateleiras do supermercado. Aumento deve ficar entre 15 e 20% (Foto Reprodução)

* Manter-se negacionista sobre as mudanças climáticas está cada vez mais difícil. Todo dia, um fato novo bate à porta.

* Nas próximas semanas, o preço de uma das bases da alimentação do povo brasileiro deve ter aumento na prateleira do supermercado: o arroz.

* A Índia restringiu na última semana de agosto as exportações de todos os tipos de cereais. Por ser o maior vendedor mundial de arroz, a medida sacudiu o mercado, chegando ao maior preço em 15 anos.

* O mesmo El Niño que gerou as inundações no Rio Grande do Sul deve reduzir drasticamente as chuvas de monções por lá. É a base do ciclo produtivo de todo o sul asiático. Há temor de desabastecimento.

* O preço do arroz pago ao produtor está próximo de alcançar na região R$ 100 reais por saca de 50 kg. No fechamento do dia 8/9, estava em R$ 96. A última vez que isso aconteceu foi em setembro de 2020, período crítico da pandemia.

* Segundo o analista Cleiton Evandro dos Santos, da AgroDados, “não há um fator que aponte um freio imediato a esta alta”. O repasse ao varejo deve ficar entre 15 e 20%.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. ‘Manter-se negacionista sobre as mudanças climáticas está cada vez mais difícil. Todo dia, um fato novo bate à porta.’ É um conceito dificil para a capacidade cognitiva de certas pessoas, porém entre o ‘estão ocorrendo’ e o ‘não estão ocorrendo’ existem algo como 65 mil tons de cinza. Sem surpresa, ninguém vai cursar ‘jornalismo’ de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo