LUNETA ELETRÔNICA. 50 toneladas de doações, as perdas no campo e o ‘El Niño’ e o aumento do arroz
Adversidades do clima e prejuízo apontado no levantamento parcial da Emater
Por Paulo André Dutra
* Em vídeo publicado (confira abaixo) nas redes sociais no sábado (9), o prefeito Jorge Pozzobom informa que as doações entregues à Defesa Civil de Santa Maria ultrapassaram as 50 toneladas. São roupas, alimentos, cobertores e água.
* Além de agradecer às doações e aos voluntários pelo trabalho, Pozzobom enfatiza a necessidade de produtos de higiene pessoal, material de limpeza e ração animal.
* Segunda e terça-feira, o atendimento no CDM será de manhã (das 8 às 12 horas) e de tarde (das 13 às 17 horas).
* Em levantamento preliminar sobre perdas no campo, a Emater indica que as condições climáticas adversas afetaram 50 municípios, 665 localidades e 10.787 propriedades.
* Morreram 29.356 animais, entre bovinos de corte e de leite, suínos e aves e perderam-se 370 caixas de abelhas e 35,5 toneladas de peixe. Foram 346 produtores prejudicados.
* A produção não coletada de leite chegou a 327,3 mil litros, lesando um total de 813 produtores. São 4.456,8 quilômetros de estradas vicinais afetadas em 197 comunidades.
* Houve danos em 1.192 casas, 621 galpões, 12 armazéns, 116 silos, 25 estufas de fumo, 25 estufas/túneis plásticos para horticultura, 128 açudes (piscicultura/irrigação), 53 aviários e 45 pocilgas.
* Os números ainda não são totais. Muitas comunidades não puderam ser acessadas pelos escritórios municipais da Emater, responsáveis pela alimentação do Sisperdas.
* Manter-se negacionista sobre as mudanças climáticas está cada vez mais difícil. Todo dia, um fato novo bate à porta.
* Nas próximas semanas, o preço de uma das bases da alimentação do povo brasileiro deve ter aumento na prateleira do supermercado: o arroz.
* A Índia restringiu na última semana de agosto as exportações de todos os tipos de cereais. Por ser o maior vendedor mundial de arroz, a medida sacudiu o mercado, chegando ao maior preço em 15 anos.
* O mesmo El Niño que gerou as inundações no Rio Grande do Sul deve reduzir drasticamente as chuvas de monções por lá. É a base do ciclo produtivo de todo o sul asiático. Há temor de desabastecimento.
* O preço do arroz pago ao produtor está próximo de alcançar na região R$ 100 reais por saca de 50 kg. No fechamento do dia 8/9, estava em R$ 96. A última vez que isso aconteceu foi em setembro de 2020, período crítico da pandemia.
* Segundo o analista Cleiton Evandro dos Santos, da AgroDados, “não há um fator que aponte um freio imediato a esta alta”. O repasse ao varejo deve ficar entre 15 e 20%.
‘Manter-se negacionista sobre as mudanças climáticas está cada vez mais difícil. Todo dia, um fato novo bate à porta.’ É um conceito dificil para a capacidade cognitiva de certas pessoas, porém entre o ‘estão ocorrendo’ e o ‘não estão ocorrendo’ existem algo como 65 mil tons de cinza. Sem surpresa, ninguém vai cursar ‘jornalismo’ de graça.