LUNETA ELETRÔNICA. Encerradas as doações em SM, reunião sobre o diabetes e inscrições para a Tertúlia
Mesmo com o fim da campanha na cidade, solidariedade pode chegar por PIX
Por Paulo André Dutra
* Santa Maria doou 150 toneladas de material de limpeza e higiene, água, colchões, roupas, calçados e ração para a ajuda às famílias atingidas pela inundação no Vale do Taquari.
* A Defesa Civil encerrou o recolhimento de doações nesta quarta-feira (13). Metade do total já foi transportado ao centro de distribuição em Lajeado.
* 20 toneladas foram enviadas entre terça e quarta-feira. Mais 30 estão prontas para o transporte e 35 passam por triagem no CDM. Na segunda-feira haviam sido entregues 65 toneladas.
* “Para a abertura de uma segunda etapa de arrecadações, iremos aguardar orientações do Comitê de Crise do Vale do Taquari”, informa o chefe-de-gabinete Alexandre Lima.
* Quem não conseguiu ou não pode doar localmente e tem interesse em contribuir, pode fazê-lo através de doações em dinheiro. O Governo do Estado estabeleceu uma chave PIX (CNPJ) de conta bancária.
* A medida visa dar segurança de que os valores destinados irão chegar em um canal oficial e que serão bem aplicados. Todo o processo passará por auditoria.
* A conta é do Banrisul e os valores serão geridos em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária, para reduzir a burocracia e acelerar a chegada a quem mais precisa. Podem ser feitas doações de qualquer valor.
* Últimos dias para inscrição na 30ª Tertúlia Musical Nativista. O festival ocorre de 3 a 5 de novembro na Gare da Viação Férrea.
* Até as 23h59 de sexta-feira (15), as composições podem ser enviadas ao e-mail constante no regulamento. Confira as informações completas AQUI.
* Dentre as inscritas, 22 músicas (10 da fase local e 12 da fase geral) serão selecionadas pela comissão formada por Enio Guerra, Juliano Gomes, Pedrinho Figueiredo, Érlon Péricles e Victor Hugo. A premiação total chega a R$ 14 mil.
* Em novembro, o evento terá shows de Leonel Gomez, Kleiton & Kledir, Os Fagundes e Quarteto Coração de Potro.
* Como encaminhamento de audiência pública realizada na segunda, o deputado Valdeci Oliveira encaminhou solicitação de reunião com a secretária da Saúde, Arita Bergmamm, para tratar do atendimento a diabéticos.
* Na ocasião, os presentes debateram a necessidade do fornecimento do FreeStyle Livre, sensor de glicemia que livra quem tem a doença das picadas nos dedos para o controle da glicose, principalmente jovens e crianças afetados pelo Tipo 1 da enfermidade.
* O sensor representa uma alternativa indolor, segura e de amplo acompanhamento das variações da medição que ocorrem ao longo do dia. Um grupo de trabalho foi formado para o convencimento dos gestores públicos.
* A solicitação ocorreu durante reunião ordinária da Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa e será encaminhada.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.