Por Maiquel Rosauro
Municípios da região Central do Rio Grande do Sul divulgaram inúmeros comunicados, na quarta-feira (13), com intuito de manter suas populações informadas sobre as cheias dos rios. O Facebook foi a principal rede social utilizada pelas Prefeituras, que buscam, sobretudo, orientar que moradores de áreas de riscos fiquem atentos a possíveis enchentes.
Abaixo, confira alguns dos alertas de prefeituras da Região Central do Rio Grande do Sul:
Rosário do Sul
Devido a cheia do Rio Santa Maria e a necessidade de retirada das famílias ribeirinhas de suas residências com seus animais de estimação, a Prefeitura de Rosário do Sul solicita doações de ração para cachorros, gatos e cavalos.
Jaguari
Prefeitura informou que, às 18h10min, o Rio Jaguari estava 9,85 metros acima do nível normal.
São Gabriel
Prefeitura divulgou o telefone de contato da Defesa Civil do Município – (55) 999-335-455 – enquanto que o Rio Vacacaí voltou a subir rapidamente.
Quevedos
A prefeita Neuza Nickel divulgou um vídeo pedindo para que as famílias que moram perto de rios fiquem atentas a possíveis enchentes. Foram divulgados dois números da Defesa Civil para buscar ajuda: (55) 920-009-745 e (55) 981-022-584.
Toropi
Também solicita que os moradores próximos aos rios fiquem atentos aos volumes de água.
Mata
A Prefeitura divulgou um comunicado do Complexo Toropi – responsável pelas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) Quebra Dentes, Salto do Guassupi, Cachoeira Cinco Veados e Rincão de São Miguel, nos rios Toropi e Guassupi – informando que as barragens seguem em operação normal e que não apresentam nenhum tipo de anomalia.
São Vicente do Sul
Prefeito Fernando da Rosa Pahim publicou um vídeo divulgando que já iniciaram os levantamentos das mais de 80 casas atingidas pelo granizo e o excesso de chuva na noite de terça-feira (12). Foi divulgado o número (55) 3257-1313 para mais informações.
São Pedro do Sul
Prefeitura listou diversos locais que estão alagados no município.
Santa Maria
Prefeitura divulgou inúmeros telefones para urgência: Guarda Municipal, 153; Ciosp: (55) 992-178-122 (WhatsApp), (55) 991-674-728 (WhatsApp), (55) 991-678-452 (WhatsApp) e (55) 3174-1552; e Defesa Civil: (55) 991-107-940 (WhatsApp) e (55) 3174-1552 (ramal 2).
São Sepé
Prefeitura criou um comitê de enfrentamento às chuvas que castigam o município.
Restinga Sêca
Divulgou o número (55) 997-140-714 para famílias que precisem de ajuda para evacuação nas áreas próximas aos rios Jacuí, Vacacaí Mirim e Vacacaí Grande.
Cachoeira do Sul
A Superintendência da Defesa Civil de Cachoeira do Sul reuniu os secretários municipais no final da tarde desta quarta-feira (13) para colocar todos em alerta para atendimento às famílias ribeirinhas caso o Rio Jacuí se eleve mais durante a noite.
O superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Junior, explica que o nível está estável, mas existe alerta de chegada de fluxo maior de água vinda principalmente do vertedouro da Barragem de Dona Francisca. O telefone da Defesa Civil no município é (51) 995-358-310.
Dona Francisca
Recomendou que moradores de áreas de risco, próximo ao Rio Jacuí, estejam alertas e preparados para possível evacuação. Divulgou o número (55) 992-186-728 para ajuda.
Agudo
Prefeitura divulgou link para um grupo no WhatsApp onde os moradores podem ingressar para receber informações sobre as chuvas.
Faxinal do Soturno
Prefeitura informou que a ponte entre Faxinal do Soturno e São João do Polêsine, na ERS-149, está interditada devido às chuvas. A cabeceira da ponte sobre o Rio Soturno apresenta rachaduras.
São João do Polêsine
Município divulgou uma rota alternativa para quem pretende trafegar até Faxinal do Soturno, via ERS-348, passando por Santos Anjos.
Pinhal Grande
A Prefeitura de Pinhal Grande chamou atenção dos motoristas que trafegam na estrada que liga o município a Júlio de Castilhos. Os bueiros não comportaram a vazão de água, causando inundações.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.