DestaqueEducação

UFSM. No Centro de Artes e Letras, a 1ª “Semana Preta!” movimentou Prédio 40 e Teatro Caixa Preta

Várias atividades exaltaram a presença de pessoas negras na Universidade

Grupo “Poetas Vivos” esteve representado e falou já no primeiro dia do evento acontecido na UFSM (Foto Gabriel Escobar/Divulgação)

Por Gabriel Escobar e Andreina Possan / Da Agência de Notícias da UFSM

A 1ª Semana Preta organizada pelo Diretório Acadêmico Nei D’Ogum (Dano), dos cursos de Artes Cênicas e Teatro da UFSM, teve início na terça-feira (12) e encerrou no domingo (16). Através de espetáculos, palestras, apresentações entre outras atividades, a Semana Preta buscou dar visibilidade para a importância de pessoas negras dentro da Universidade e, principalmente, na área artística.

O evento aconteceu majoritariamente no prédio 40, do CAL, e no Teatro Caixa Preta. A programação contou com a presença de artistas e acadêmicos de Porto Alegre e Viamão, além de trazer espetáculos produzidos pelos alunos do curso de Teatro da Universidade. 

De acordo com Andrielle Razeira, estudante de Teatro e uma das organizadores da Semana, o evento vinha sendo planejado desde junho e teve como uma de suas inspirações Abdias do Nascimento, fundador do primeiro teatro negro do Rio Grande do Sul. No dia da abertura, Andrielle comentou sobre algumas questões que foram levantadas na organização dessas atividades. Uma delas foi: “é possível a gente esquecer que existem pessoas negras dentro da Universidade? Podemos concluir uma graduação esquecendo disso? É possível ir para faculdade e pensar que sou só uma aluna ou preciso sempre lembrar que sou uma aluna preta dentro da Universidade?”.

A conclusão que ela e outros estudantes chegaram foi que não é possível. De acordo com Andrielle, a sociedade lembra a estudantes negros todos os dias quem são e o que é esperado deles. Não podem apenas ser alunos, são lembrados diariamente de qual é sua posição para a sociedade, seja por colegas, professores ou por qualquer pessoa que não compartilhe de sua negritude.

“A gente queria retribuir essa lembrança, que não vem de um jeito amigável, não vem de um jeito muito legal, para que eles conheçam um pouco da nossa cultura, das coisas que a gente acredita. Outra coisa também é que a gente tem sempre a nossa ancestralidade conosco, quando a gente entra em cena, entra em qualquer local a gente carrega isso”, destaca Andrielle.

“Poetas Vivos” na UFSM

A abertura teve a presença do grupo de poesia de Porto Alegre chamado “Poetas Vivos”. A apresentação ocorreu na terça (12), às 19h. Além dela a organização também passou como seria a programação da 1° Semana Preta.

O grupo de poetas estava representado por Felipe Deds, Mariana Marmontel, MC DaNova e com o convidado e também poeta Maicon PNA. “Poetas Vivos” é conhecido por participar de projetos, visitar escolas, universidades, se apresentar em eventos, centros culturais e espaços públicos, com o intuito de levar cultura, arte, música e afroempreendedorismo. Os poetas também acreditam que, além de resistência, a autoestima, saúde mental e afeto são fatores essenciais na luta contra o racismo.

“Nossa proposta é levar um pouco de arte, um pouco de poesia pra dentro dos espaços que a gente acredita que são importantes de ter uma plantação de uma semente que vai além da poesia, mas que também transmita a educação, que transmita um pouquinho de educação antirracista. Viemos trazendo isso pra dentro de escolas, universidades, através de oficinas, palestras, intervenções. E sair de Porto Alegre e vir pra Santa Maria fazer isso é muito especial pra nós. A gente acredita muito na potência que a arte tem. A gente precisa de um pouco de carinho também, de autocuidado, afeto, e a gente vem trazendo isso através das nossas poesias da melhor forma”, comenta DaNova.

“Poetas Vivos” surgiu de rodas de slam, espaços em que pessoas podem declamar poesias que falem sobre resistência, preconceitos e dificuldades de quem faz parte de alguma minoria. O grupo teve inicio em 2018 e desde então se apresenta pela capital e outras cidades, passando até mesmo pelo TEDx…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, E AINDA CONFERIR VÁRIAS OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo