DestaqueSanta Maria

CIDADE. Mercado da Vila Belga vai receber o Santa Summit, que irá unir inovação e o polo educacional

Evento acontece dias 24 e 25 de novembro. Saiba o que fazer para participar

Evento foi lançado oficialmente na última sexta-feira durante o 4º Espaço Educar para Empreender (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Gabriel Marques / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O Polo Educacional e o ecossistema de Santa Maria estão próximos de serem impulsionados por meio do Santa Summit, nos dias 24 e 25 de novembro, no Mercado da Vila Belga, no Distrito Criativo Centro-Gare. Durante os dois dias, startups, pequenas e microempresas e instituições de Ensino Superior vão ocupar os quatro andares com muitas oportunidades.

Na cerimônia de lançamento, na última sexta-feira (27), no 4º Espaço Educar para Empreender, que foi realizado no Centro de Eventos do Park Hotel Morotin, foram apresentados os primeiros detalhes da programação, como alguns dos palestrantes já confirmados. Entre eles, estão a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp; o comunicador Luciano Potter e o fundador do Yours Bank, Felipe Diesel (confira a lista preliminar mais abaixo).

Conforme o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, por meio da integração, o evento deverá ser uma chance de transformação para os participantes:

“O que buscamos é o aprendizado compartilhado onde cada um vai poder expor o que sabe e também suas dúvidas. Assim, todos os partícipes sairão com novos conhecimentos. Poder contar com a presença de universidades e empresas em um único espaço vai trazer muitos frutos para o Município”, disse Decimo, acompanhado do prefeito Jorge Pozzobom.

Dentre as instituições de ensino que devem estar presentes, estão a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Universidade Franciscana (UFN), que esteve representada no lançamento pela reitora Irani Rupolo. Segundo ela, o Summit será um dos momentos em que Santa Maria vai mostrar o que tem de bom.

“Precisamos derrubar os muros que nos impedem de crescer, o muro da indiferença, da invisibilidade. O melhor do Summit é ser feito coletivamente, por pessoas e por ideais. Às vezes, o que menos importa é o que estamos expondo, e, sim, quem somos, como nos conectamos. Esse é o meu desejo para o Santa Summit”, comentou a reitora, que também é presidente do Conselho Superior da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm).

Para a realização do evento, os quatro andares do Mercado da Vila Belga serão ocupados e espera-se um público rotativo de 500 pessoas a cada dia. Na opinião do CEO do Santa Summit, Gustavo Zimmermann, o espaço é perfeito para a realização do evento, também por estar inserido no contexto do Distrito Criativo Centro-Gare.

Ainda, de acordo com a organização, haverá diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade. Por meio desses eixos, os conteúdos devem percorrer temas como cidade educadora, edtechs e startups, marketing e vendas, e negócios e varejo, por exemplo.

Durante a cerimônia de lançamento, o consultor, professor e escritor Ronie Gabbi realizou uma dinâmica com perguntas de múltipla escolha sobre Santa Maria e a 4ª edição do Espaço Educar e Empreender. Nela, por meio dos celulares os participantes se divertiram e aprenderam um pouco mais sobre os dois assuntos.

O Santa Summit é uma realização da Prefeitura Municipal, do SebraeX, marca de inovação do Sebrae RS, e da Adesm. A entrada durante os dois dias custará R$ 50 para o público geral e R$ 25 para estudantes e associados da Agência Gaúcha de Startups. A venda de ingressos começou nesta segunda-feira (30), no site oficial do evento.

Também participaram do evento a secretária de Cultura, Rose Carneiro; a secretária de Educação, Lúcia Madruga; o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; o secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães; e o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene. Entidades comerciais como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas) estiveram representadas por seus presidentes Márcio Rabelo e Ademir José da Costa, respectivamente.

Palestrantes confirmados

– Adrih Moraes, fundadora e CEO da Casa Nous Cultura Integral
– Arthur Gibbon, presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação
– Carlos Eduardo Medeiro, CEO da Agência Marqt
– Cintia Megget, CEO do Pueblo Pampeiro
– Felipe Diesel, fundador do Yours Bank
– Luciano Potter, comunicador
– Pedro Judacheski, CEO do Delivery Much Brasil
– Simone Stülp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo