CIDADE. Encanto da aviação levou 13 mil pessoas à Expoaer, no sábado, na Base Aérea de Santa Maria
Famílias inteiras se divertiram, por exemplo, com a “Esquadrilha da Fumaça”
Por Lenon de Paula / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Base Aérea de Santa Maria (Basm), com o apoio da Prefeitura, recebeu 13 mil pessoas na Expoaer 2023, realizada durante a manhã e a tarde de sábado (14). O tradicional evento aeronáutico – que foi retomado após quatro anos – celebrou os 150 anos do Pai da Aviação, Santos Dumont, e recebeu o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça.
“A Expoaer é um evento para a família, e isso é muito bacana. Todos aqui podendo ver nossa Força Aérea Brasileira dando essa demonstração de acolhimento, amor e carinho. A Esquadrilha da Fumaça é sempre um sucesso absoluto. Vai além de ser uma performance acrobática. É um espetáculo que nos inspira, porque, cada um destes habilidosos pilotos, mostra, juntos, a sua superação, motivação, coragem e determinação. Isso que viemos aplaudir aqui. Nosso muito obrigado à Força Aérea Brasileira, à Base Aérea de Santa Maria e ao comandante da Basm, coronel Marchiorato”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom durante o evento.
Segundo o comandante da Basm, coronel aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, a Expoaer 2023 é um evento de grande dimensão, com muita disponibilidade de aeronaves e feito para a população. Em cada edição, a organização militar busca se aproximar da sociedade, apresentando como funciona e para que serve a FAB, e também como ocorre o ingresso e a formação para os entusiastas da aviação ou quem tenha interesse em seguir carreira militar. Esta edição marca a retomada do evento após a pandemia de Covid-19.
“Eu tenho, junto à Prefeitura, um grande parceiro. Não só na Expoaer, mas em muitos momentos. Temos cumprido demandas, atendendo necessidades, e a Prefeitura sempre nos apoiando. Aqui, hoje, a Prefeitura ajudou a formar este evento todo, e sem ela não conseguiríamos ter feito. Podemos apreciar um helicóptero fazendo uma representação de resgate, e ele faz parte de um sistema de segurança pública que a Prefeitura tenta viabilizar junto à sociedade em casos de necessidade. O que a gente viu na boate Kiss, no Rio Taquari, e em outras calamidades nas quais atuamos. É um conjunto, um sistema único que a gente tenta transformar e, principalmente, levar à sociedade para que entendam que o Estado em si, ele é único e está aqui para atender o povo“, disse o comandante.
Programação
Os portões da Basm abriram às 10h, e quem foi até lá teve a oportunidade de ver de perto as aeronaves, viaturas de combate do Exército Brasileiro, apresentações de cães adestrados e as demonstrações aéreas de aeromodelismo. Foram arrecadados aproximadamente 3 toneladas de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao projeto Mesa Brasil, do Sesc.
“Esse grande evento que fazia muitos anos que não acontecia, e hoje foi retomado, mostra, pelo numeroso público, a importância da Base Aérea de Santa Maria no contexto da nossa cidade. Isso tudo movimenta a nossa cidade, assim como já vem acontecendo com vários outros tipos de eventos culturais, esportivos, e este evento, que está ligado às nossas Forças Armadas. Ficamos muito felizes! Sempre pudemos contar com a nossa tão valiosa Base Aérea. E a Força Aérea Brasileira sabe que pode sempre contar com a Prefeitura, que foi uma grande parceira deste evento”, declarou o vice-prefeito Rodrigo Decimo.
As surpresas ficaram por conta das passagens baixas dos caças AMX A-1, F-5EM Tiger II, do proeminente cargueiro C-130 Hercules, e do helicóptero H-60 Black Hawk – dentre outras várias aeronaves que permaneceram em solo para exposição. O ponto alto do dia foram as manobras incríveis da Esquadrilha da Fumaça, que, com sete A-29 Super Tucano, realizou um verdadeiro espetáculo que não era visto nos céus de Santa Maria desde 2017. O grupo, que se encontra sediado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), já realizou mais de 4 mil demonstrações no Brasil e em mais de 20 países.
Imunização
A Expoaer 2023 também marcou o primeiro dia da Campanha Nacional de Multivacinação. Sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Prefeitura de Santa Maria disponibilizou um estande em que agentes do Setor de Imunizações da Secretaria de Saúde aplicaram 128 doses de vacinas contra a gripe (população em geral), bivalente contra a Covid-19 (primeiras, segundas e terceiras doses em atraso, para crianças e adultos), e demais imunizantes de rotina. De acordo com a superintendente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Júlia Scortegagna Socal, outros espaços montados pela Prefeitura tiveram papel importante durante o evento:
“A Prefeitura está apoiando e participando da Expoaer, que é um evento já consolidado no calendário de eventos da cidade e que proporciona uma importante aproximação e interação das pessoas com a Força Aérea Brasileira. Trouxemos para cá a Guarda Municipal, e, enquanto Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, montamos um estande com materiais para distribuição sobre o Aeroporto de Santa Maria e o turismo na cidade. Também tivemos um espaço com atividades para as crianças. Foi um evento bem legal, em um dia muito agradável com diversas atrações”,
A Expoaer é uma realização da Força Aérea Brasileira, por meio da Base Aérea de Santa Maria, e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 3ª Divisão de Exército, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Serviço Social do Comércio.
Campanha Nacional de Multivacinação – Expoaer 2023
Doses aplicadas
• Bivalente: 50
• Gripe: 35
• Pfizer pediátrica: 6
• Pfizer baby: 2
• Pfizer adulto: 1
• Poliomielite: 4
• HPV: 8
• Meningo ACWY: 2
• DTP: 4
• Febre amarela: 3
• DT: 2
• Hepatite A: 1
• Varicela: 7
• Hepatite B: 1
• Tríplice viral: 1
• DTPA: 1
• Total: 128 doses
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.