DestaquePolítica

CIDADE. Prefeitura estuda como pagar reajuste ao funcionalismo, mantendo a retroatividade a março

Projeto com o aumento deve ir à Câmara de Vereadores ainda nesta semana

Givago teria mandado sinais de que servidores da Cãmara receberão o reajuste de forma retroativa (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

Não custa nada relembrar. Na seção “Nas internas”, assinada pelo editor e publicada na madrugada de segunda-feira, entre as muitas notas, aqui se escreveu:

“- Esta seção apurou que a Prefeitura estaria com a intenção de conceder 5%, sem previsão de retroatividade a março, de revisão salarial aos servidores, em projeto a ser enviado à Câmara.

– O busílis, sempre segundo esta fonte habitualmente bem informada, é que esse percentual impactaria em um pagamento de R$ 60 milhões ao IPASSP, o instituto de previdência dos servidores.

– Mais: conforme apurou o site, os servidores do Legislativo, que também teriam os mesmos 5%, já estão chiando, pois contam com o pagamento do reajuste nos últimos seis meses.”

Foi um deus nos acuda e, claro, houve reações. E não foram poucas. Donde ser importante uma atualização. Ao que tudo indica, ainda nesta semana, a proposta vai para a Câmara de Vereadores.

Ela terá, e isso não mudou, os 5% de reajuste, que pode ser até um pouco, mas um pouco meeesmo, mais. Mas há uma mudança em estudo e tem gente, a pedido do prefeito, fazendo cálculos no Centro Administrativo Municipal. Tudo para evitar a segunda parte da ideia, que seria a “não retroatividade” a março, a data base do funcionalismo.

Há dois temores com a manutenção da proposta de não retroagir. Uma, política: a possibilidade de greve dos servidores, muito citada nos bastidores. Outra, jurídica: o risco de uma enxurrada de ações judiciais contra o Executivo.

De todo modo, ainda é considerado outro fato: no Legislativo, o presidente Givago Ribeiro, do PSDB, já teria sinalizado que os funcionários da Casa terão pagamento retroativo e o índice também deve ser em torno de 5%.

Em tempo: a ideia é enviar o projeto de lei com o reajuste e suas decorrências ainda nesta semana.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bota ‘noticia’ nisto. Primeiro um problema intestino do paço municipal. Depois um ‘deve’, uma intenção, algo que tem possibilidade de acontecer no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo