CULTURA. Pozzobom (re)institui a Santa Maria Film Commission, para promover a produção audiovisual
Colegiado que surgiu no governo de Cezar Schirmer terá uma nova composição
Por Maiquel Rosauro
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) publicou o Decreto Executivo 106/2023 (re)instituindo Santa Maria Film Commission. O objetivo é fazer com que a comissão articule e acompanhe a implantação de políticas públicas para o desenvolvimento do mercado audiovisual no município. A iniciativa, porém, não é uma novidade.
A Santa Maria Film Commission surgiu no governo de Cezar Schirmer (MDB), a partir do Decreto Executivo 124/2014 (agora revogado por Pozzobom), com intuito de divulgar Santa Maria entre produtores cinematográficos nacionais e internacionais. Outro objetivo era dar apoio e sustentação a produções audiovisuais programadas para o município. Na prática, os objetivos seguem os mesmos.
No governo Schirmer, a comissão era formada por nove membros: secretário de Cultura; um representante da Secretaria de Turismo e um da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; um do Santa Maria Convention Bureau, dois da Estação Cinema, um de ONGs ligadas ao audiovisual, um de empresas produtoras audiovisuais e um de instituição de Ensino Superior.
A nova configuração prevê 12 membros: secretário de Cultura mais um representante da pasta; um da pasta ligada ao Turismo e um da pasta de Desenvolvimento Econômico; um da Associação de Bares, Hotéis e Restaurantes; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas; presidente do Conselho Municipal de Turismo; um de ONGs ligadas ao audiovisual; um de empresas produtoras audiovisuais; dois de Instituição de Ensino Superior e um do Poder Legislativo.
O colegiado estará vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e terá, entre suas atribuições, a missão de constituir uma rede de apoio e ações de estímulo para o desenvolvimento de atividades audiovisuais.
A comissão possui uma página no Facebook que não é atualizada desde 2017.
Made in POA
Uma das iniciativas ao setor audiovisual que mais progrediu no Estado é a Porto Alegre Film Commission, criada em 2017, que possui um portal que reúne as vantagens de filmar na capital, lista de locações, guias com informações úteis, contatos de serviços especializados, entre outros.
O colegiado é conhecido por agilizar o processo burocrático de autorizações para filmar na cidade. Apenas no ano passado, 198 autorizações para locações foram emitidas pela Porto Alegre Film Commission, o que inclui filmes, trailers, clipes, comerciais, entre outros.
Mais um soviet tosa de porco. Produção audiovisual de SM está para a mundial assim como o Inter de SM está para a Champions League. Alas, a mostra de cinema daqui tem ‘dono’, mais do que óbvio. Alas, deveriam fazer um documentario sobre a buraqueira das ruas, sobre a sujeira da cidade, sobre as obras inacabadas, sobre….