LUNETA ELETRÔNICA. Chuva, bloqueio e a BR que ainda não foi e volta do mutirão dos fios em desuso
Outubro Rosa no Bairro Tancredo Neves e os editais da Lei Paulo Gustavo
Por Paulo André Dutra
* Até o final da tarde, a precipitação acumulada superou os 100 milímetros em Santa Maria, segundo a Defesa Civil. O vento chegou a 52 km/h. Felizmente, sem maiores problemas registrados.
* Passado este par de dias chuvosas, voltam os órgãos públicos a correr atrás do prejuízo. Por exemplo nas estradas (municipais, estaduais e federais), além das vias urbanas. Trabalho acumulado é o que não falta.
* Com o bloqueio da BR-158 perto do Vale do Menino Deus (Garganta do Diabo), impossível não pensar na valia da extensão da BR-392 que dará uma rota alternativa até a região das missões.
* O trecho projetado parte da divisa entre São Sepé e Formigueiro e vai até Santo Ângelo, passando por 18 municípios, dentre eles Santa Maria, São Pedro do Sul, Toropi, Jari e São Miguel da Missões. Ibama e DNIT realizaram audiências públicas em agosto para apresentar o projeto.
* Sem chuva, volta também o mutirão para retirada de fios em desuso nesta quarta (18) e quinta-feira (19) na Rua Venâncio Aires.
* Partirá da Avenida Borges de Medeiros às 8 horas em direção ao centro. Por conta disso, alterações e bloqueios momentâneos no trânsito e em paradas de ônibus poderão ocorrer ao longo do dia.
* Três editais da Lei Paulo Gustavo continuam abertos. As inscrições vão até o domingo (22). Somados, superam R$ 2,1 milhões.
* Dois referem-se à produção audiovisual: Apoio à Produção Audiovisual e Apoio às Salas de Cinema, Formação e Difusão. O terceiro contempla Artes e Economia Criativa.
* Como parte da programação do Outubro Rosa, ação especial da Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira tem como foco a saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama.
* O Dia D Especial para as Mulheres será na EAP Rubel Noal, no Bairro Tancredo Neves, pela manhã das 8 às 11 horas e à tarde das 13 às 16 horas para mulheres cadastradas na unidade. No turno estendido (das 17h às 19h30), o atendimento é aberto a todas as mulheres.
* Serão disponibilizados coleta para exame citopatológico de colo de útero (preventivo/papanicolau); exame físico das mamas; pedido de mamografia e testes rápidos para o HIV, sífilis e hepatite B e C.
* Tramita na Assembleia Legislativa, com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, PEC que permite ao Estado explorar o transporte ferroviário.
* O projeto do Deputado Felipe Camozzato (Novo) possibilita exploração direta ou através de concessão, permissão ou autorização do serviço, desde que dentro do território e sem ligação com portos.
* Se aprovado, valeria tanto para transporte de passageiros como de cargas.
* Atualmente, a Constituição estadual não permite contratos com a iniciativa privada, visando à exploração de ramais ferroviários, sobretudo aqueles em desuso ou subutilizados, que ligam pequenos trechos, as chamadas short-lines.
* Na mesma casa, a Comissão de Assuntos Municipais discute outros assuntos importantes, como os pedágios da RS-287 (nota AQUI). Mas também…
* … definiu que a “Capital do Menarosto” é Flores da Cunha; reconheceu Encruzilhada do Sul como o “berço da indústria comunitária do azeite de oliva”; e Getúlio Vargas passou a ser a “Terra da Cerveja”.
* Em breve, São Marcos deverá a ser a “Capital do Tortéi” e Ibirubá, a “Terra da Pitanga”.
Bloqueios não são comuns. ‘[…] impossível não pensar na valia da extensão da BR-392 […]’. Depende da distancia. Que afeta o custo. Alas, Santo Angelo tem um aeroporto novo que ficará acessivel a muito mais gente.