LUNETA ELETRÔNICA. Empreender Social, Certidão de nascimento gratuita, proteção a crianças na rede
Unidades de saúde com o atendimento reduzido e as feiras da semana em SM
Por Paulo André Dutra
* Pessoas socialmente vulneráveis de Santa Maria terão a oportunidade, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, a obter gratuitamente certidão de nascimento e de casamento. É o projeto Cartório Cidadão.
* Promoção do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul através da Corregedoria-Geral da Justiça, busca erradicar o sub-registro. Mais de 3 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento, o que dificulta o acesso a serviços públicos básicos.
* Em Santa Maria, o atendimento será no prédio da UFN na Av. Rio Branco, 639, térreo (antigo Hotel Glória), das 12 às 17 horas.
* Foi publicado, nesta segunda-feira (16/10), o edital da segunda etapa para adesão dos municípios ao programa Empreender Social RS, coordenado pela Secretaria de Assistência Social (SAS).
* O programa irá oferecer 15 mil vagas para a capacitação de pessoas cadastradas no CadÙnico que tenham interesse em empreender ou que já atuem como micro ou nanoempreendedores em todo o Estado.
* Como o programa vai ser executado ao longo de 24 meses, e como forma de facilitar os processos de homologação dos interessados, as inscrições serão divididas em etapas.
* Esta segunda encerra as inscrições em 10 de novembro, e o resultado final sairá em 22 de novembro. Toda sexta-feira, até o final do prazo previsto pelo edital, será divulgada uma lista de classificados.
* Confira a agenda das feiras da agricultura familiar e de produtos coloniais em Santa Maria durante a semana que vai até 21 de outubro.
* Nesta terça-feira (17), usuários de seis unidades de saúde devem ficar atentos para os atendimentos durante a tarde.
* Equipes das EAP Dom Antônio Reis, ESF Lídia, EAP Ruben Noal, ESF São Francisco, EAP Walter Aita e EAP Wilson Paulo Noal participam de curso sobre Planificação Geriátrica.
* Em caso de atendimentos de urgência, a indicação é que sejam procurados o Pronto-Atendimento do Patronato, o Pronto-Atendimento da Tancredo Neves (UBS Ruben Noal) ou a UPA.
* Na Operação Balada Segura que ocorreu entre o final da tarde e a noite deste domingo (15), foram abordados 153 veículos. Desses, quatro condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro, e dois condutores haviam ingerido bebida alcoólica.
* Houve penalidades também para motorista sem CNH, com CNH vencida e suspensa, com um caso cada. Oito veículos estavam com licenciamento vencido e, destes, seis optaram por pagar a taxa no local.
* As barreiras foram montadas em trechos das avenidas Walter Jobim e Hélvio Basso, nos bairros Patronato e Uglione, respectivamente.
* Site lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta segunda-feira (16) auxilia pais e responsáveis a acompanhar o que é acessado na internet por crianças e adolescentes. É “De Boa na Rede”.
* Baseia-se em uma biblioteca virtual com conteúdo produzido em conjunto com empresas responsáveis pelas maiores redes sociais do mundo e especifica informações sobre cada uma delas.
* Reúne ferramentas de controle parental de redes sociais, jogos digitais e streamings, informações sobre condutas que configuram crime e um tutorial de como acompanhar os acessos nos diferentes sistemas operacionais disponíveis.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.