LUNETA ELETRÔNICA. Mais uma morte no Vale do Taquari, evento da Famurs e entrega de alimentos
E também: os bons números no Estado para segurança pública e exportações
Por Paulo André Dutra
* Confirmada nesta quinta-feira (5) pelo Instituto-Geral de Perícias a identidade de mais uma vítima da enchente no Vale do Taquari. Com isso, chega a 51 o número de mortos.
* Trata-se de uma mulher localizada no município de Bom Retiro do Sul no dia 28/9, mas que constava como desaparecida em Lajeado.
* Sete pessoas ainda não foram encontradas. Confira AQUI o último boletim da Defesa Civil Estadual.
* Prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos municípios que compõem a AMCentro estiveram reunidos em Santa Maria nesta quinta-feira para a Missão Municipalista, projeto de interiorização da Famurs.
* Em um desabafo no painel de abertura, Jorge Pozzobom salientou que é preciso coragem para ser prefeito e enfrentar todos os problemas. Afirmou que os prefeitos não são respeitados e, em sete anos, é a primeira vez que precisa se preocupar com limite prudencial.
* Seguiram-se três palestras: cálculo do passivo atuarial, avaliação do decreto que institui o Sistema de Monitoramento de Convênios Administrativos e o impacto financeiro dos serviços públicos terceirizados.
* Homicídio (-24,3%), feminicídio (-33,3%) e latrocínio (-16,7) registraram queda no mês de setembro no Estado em relação ao mesmo mês em 2022. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5/10) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
* Setembro registrou o menor número de abigeatos na série histórica iniciada em 2010: 272 (- 37% em relação a 2022). Destaque também para o nono mês seguido de redução no número de veículos roubados (-25%).
* Maior valor na série histórica também para as exportações gaúchas entre janeiro e agosto: U$ 14,5 bilhões. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE).
* Representa um aumento de 0,1% em relação ao mesmo período do ano anterior e vai na contramão dos números nacionais, que registraram queda de 1,4%.
* O Rio Grande do Sul manteve-se em sexto lugar entre os principais estados exportadores, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraná. A participação relativa do Estado cresceu de 6,4% para 6,5%.
* Soja em grão foi o item mais exportado, com o valor de US$ 1,98 bilhão. Fumo não manufaturado, farelo de soja, cereais, carne de frango, celulose, carne suína, calçados, partes e acessórios dos veículos automotivos e óleo de soja completam a lista dos 10 mais.
* Seis projetos sociais que atendem pessoas em vulnerabilidade social em Santa Maria receberam alimentos da Secretaria de Assistências Social nesta quinta-feira.
* Todas servem refeições e atuam em áreas não cobertas pelas nove cozinhas comunitárias apoiadas pelo município.
* Arroz, feijão, macarrão, óleo e frango compõem os kits, que vão auxiliar nas refeições por dois meses. Os itens foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura.
O bom do pleito do ano que vem é que, no sentido gauderio do termo, certas caras de lacaio vão escassear na midia.