CulturaDestaque

MEMÓRIA. Morre Aristilda Rechia, autora do hino de Santa Maria. Prefeitura decreta luto oficial na cidade

Amante das letras, ela também escreveu os hinos de outros cinco municípios

Por Lenon de Paula (com foto de Arquivo Pessoal) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de um dia pela morte da professora, escritora, e pesquisadora Aristilda Antonieta Rechia, 84 anos. Ela faleceu na manhã desta quarta-feira (25), no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, onde estava internada.

Aristilda nasceu em Santa Maria em 14 de novembro de 1938. Graduou-se em Licenciatura Plena em Letras Neolatinas, base Francês, na então Faculdade de Ciências e Letras Imaculada Conceição (atual Universidade Franciscana), em 1967, onde também ministrou aulas de Latim, Estilística, Língua Portuguesa e Teoria da Literatura. Lecionou Francês no Instituto São José; Português e Francês no Colégio Manoel Ribas, na Escola Estadual Prof.ª Maria Rocha e na Escola Estadual Coronel Pilar; e Português na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) da Brigada Militar.

Como uma verdadeira amante das letras e da cultura, Aristilda era poeta e declamadora. Escreveu o Hino Oficial de Santa Maria e de outros cinco municípios gaúchos e também atuou como orientadora de artes cênicas, dirigindo várias peças. Teve importante papel na cultura de Santa Maria, sendo fundadora da Associação Santa-Mariense de Letras; sócia-fundadora da Academia Santa-Mariense de Letras e coordenadora de cultura e diretora da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide (1986-1988). Foi homenageada como patrona da Feira do Livro de Santa Maria no ano de 2006.

Aristilda foi autora das obras Santa Maria Panorama Histórico-Cultural (3 ed.); Corintians 70 anos (1932-2002); Cel Walter Peracchi de Barcellos (histórico-biográfico); Trajetória (memorialista); Teia de afetos (poesia e crônicas); Estação Cinquenta (poemas); Caixa de pensamentos; e Rotary Club de Santa Maria 80 anos (1934-2014). Também foi organizadora de diversos livros, como A história do Palco (João Teixeira Porto) e O Recruta e o General (João Amado Réquia); além de ter escrito o prefácio de várias obras e de ter sido coautora das publicações em antologias da Associação Santa-Mariense de Letras e da Academia Santa-Mariense de Letras.

Além do hino de Santa Maria, é de sua autoria a letra dos hinos de Silveira Martins, São Pedro da Serra, Ivorá, Faxinal do Soturno e Dona Francisca. Também foi autora de canções militares de unidades da Brigada Militar – como a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) – e do Exército Brasileiro, bem como de outras instituições literárias, religiosas, estabelecimentos de ensino e outras instituições.

Aristilda foi casada com o ator e escritor João Teixeira Porto, falecido em janeiro de 2009, e deixa os filhos Pércio e Júlio, os irmãos Jorge e Rosângela, netos e bisnetos.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo