MUNICÍPIO. Prefeitura de SM ganha o primeiro lugar na “Maratona das Ouvidorias” do Governo Federal
Iniciativa é da Controladoria-Geral da União e da Rede Nacional de Ouvidorias
Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Santa Maria ficou em primeiro lugar, das cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes, na 3ª Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pelo Governo Federal, por meio da Controladoria-Geral da União e pela Rede Nacional de Ouvidorias. A avaliação movimentou as redes sociais durante os meses de julho e agosto, com publicações sobre os direitos dos usuários dos serviços públicos e do papel das ouvidorias públicas.
O Executivo Municipal fez trabalho conjunto entre a Ouvidoria Municipal e a Secretaria de Comunicação (Secom), e ficou com 73.304 pontos – mais de 33 mil pontos a frente do Município que ficou com a segunda colocação.
“Agradeço muito a vocês por este trabalho conjunto, que rendeu mais um prêmio para a nossa Prefeitura. É lindo ver que conseguimos fazer um trabalho de serviço ao público de maneira descontraída e que realmente chega a quem precisa”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom aos servidores dos setores, na tarde desta segunda-feira (9), acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Decimo.
A iniciativa contou com 51 ouvidorias aptas, que cumpriram adequadamente os requisitos para participar da Maratona. Ao todo, as publicações participantes contabilizaram 1.043.534 visualizações.
A ouvidora Geral, Milena Ganasini, agradeceu ao empenho de todos que atuaram na campanha da Maratona e destacou que sem a integração das equipes, a conquista deste prêmio não seria possível.
“A comunicação pública é um canal de acesso para a toda a população. E acredito que conseguimos fazer um belo trabalho, integrando as secretarias, e entregando informações relevantes a toda a comunidade santa-mariense. Muito obrigada pelo empenho de todos, este prêmio representa muito, principalmente o esforço do trabalho de todos”, pontuou Milena.
Esta edição da Maratona teve como tema central “Discriminação no serviço público: não se cale” e objetivou divulgar nas redes sociais a garantia dos serviços públicos para todos, independente da sua raça, gênero, orientação sexual, idade, religião, condição social, entre outras. E, caso esse direito esteja sendo violado, o papel das ouvidorias no acolhimento desses usuários para recebimento das denúncias e encaminhamentos devidos.
A campanha feita pela Prefeitura de Santa Maria contou com cinco cards e dois memes em vídeo, que foram publicados nas redes sociais da gestão pública. Um dos vídeos ultrapassou a marca de 24 mil visualizações.
A Maratona é dividida em categorias, conforme o tamanho dos Municípios. Santa Maria concorreu na categoria 2, que são de cidades entre 100.001 e 500 mil habitantes, e ficou a vencedora. O Município em 2º lugar foi Vitória da Conquista, Bahia, que alcançou 39.768 pontos.
Para entrar em contato com a Ouvidoria de Santa Maria, use um dos canais divulgados no site da Prefeitura.
MARATONA
A Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos se firma no calendário da Rede Nacional de Ouvidorias como um evento de promoção de conhecimento e estímulo ao engajamento dos usuários de serviços públicos na busca constante pelo aperfeiçoamento dos serviços que são prestados pelos órgãos à sociedade.
A ideia da Maratona é celebrar o aniversário da Lei de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público, que foi publicada para regulamentar os mecanismos de participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos em âmbito federal, estadual, distrital e municipal. Esta é a primeira Lei nacional a tratar das Ouvidorias Públicas como instrumento de defesa de direitos, de melhoria da gestão e de mediação da relação entre cidadão e Estado no Brasil.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.