Por Claudemir Pereira / Editor do Site
Com a presença de seu maior dirigente no estado, o deputado federal Giovani Cherini, o PL santa-mariense realizou encontro municipal na noite de sexta-feira, no plenarinho da Câmara de Vereadores, com direito inclusive a presença de uma militante que esteve presa em Brasília e aguarda julgamento pelo Supremo Tribunal Federal.
A seguir, você tem o relato do encontro, publicado em seu perfil nas redes sociais, do colega Renato Oliveira, das rádios Imembuí e Nativa. Logo em seguida, o acréscimo deste editor. Acompanhe:
“’Precisamos de união para ganharmos a prefeitura de Santa Maria’. A afirmação foi do deputado Federal e presidente Estadual do Partido Liberal ( PL) no Rio Grande do Sul, Giovani Cherini, durante encontro com militantes do partido na Câmara de Vereadores.
O parlamentar indicou o nome do empresário Ewerton Falk como pré-candidato à Prefeitura nas próximas eleições. A empresária Tatiane Marques durante o encontro, destacou: “estou aqui, apesar de ser uma presa política e estar com tornozeleira eletrônica pelos acontecimentos de Brasilia, mas acho que nosso partido vem tendo muito discurso bonitinho e hipocrisia”. O pastor Jader Maretoli sugeriu uma pesquisa para escolher o candidato do partido para prefeito e foi contestado pelo deputado Cherini.” (No original, AQUI)
Acréscimo do editor. Em relação ao principal, o fato é que o partido gostaria mesmo é de ter Rodrigo Decimo como seu candidato a prefeito. Tentou, e aparentemente já foi convencido a desistir, filiá-lo, mas o vice-prefeito deve mesmo é ir para o PSDB, depois de ter sido eleito pelo PSL.
A apresentação de Ewerton Falk, a par dos méritos pessoais e politicos do presidente do Instituto de Planejamento, é uma reserva técnica. Uma espécie de plano B. Se não conseguir emplacar o militante como vice de Decimo, a opção seria a arriscada candidatura própria. A conferir.
Quanto ao acessório, o editor opta por não comentar a observação da moça com tornozeleira, que deverá enfrentar um duro julgamento no STF, como já se tem percebido nas primeiras decisões. E em relação a Jader Maretoli, com certeza deve ter visto uma oportunidade, aliás legítima, de virar ele próprio candidato mais uma vez a prefeito. Pelo que se notou, a chance disso acontecer é nula. Pelo menos no PL.
Passarinho que acompanha morcego, acorda de cabeça para baixo e perde o canto. Vai virar ‘exemplo’. Na cabeça de alguns. Porque existem 65 tons de cinza entre duas alternativas. Outras jornadas como 2013. Ou uma população mais cinica cada vez mais descrente da politica.
Apontaram Falk só para dizer que tem pré-candidato. Candidato a deputado federal teve pouco mais de 3 mil votos. Alem disto tem o carisma de um pacote de bombril. Pode ser estrategia para negociar espaço depois.