Por Tiago Machado / Da Assessoria de Imprensa do PT
Com a presença da dupla Valdeci Oliveira e José Farret e de diversas outras lideranças e dirigentes locais e regionais, o Partido dos Trabalhadores de Santa Maria, neste sábado (21), durante a realização de uma plenária municipal, deu posse ao seu novo presidente na cidade. Ronei Lopes, 55 anos, sucederá a Sidinei Cardoso Pereira, dirigente que estava à frente do partido desde 2019.
Além de Ronei, também houve a recomposição do diretório e da executiva (ver nomes abaixo) do partido em nível local, conforme as diretrizes do Processo Extraordinário de Eleições Diretas (PEDEX) do PT, que acontece em todo o país, até o final deste mês.
Filiado ao PT desde 1997 e membro do diretório santa-mariense da sigla desde 2000, Ronei – que tem forte atuação nos movimentos comunitário e sindical e é pós-graduado em Gestão e Políticas Públicas – atuou nos governos Valdeci Oliveira (na área de Relações Comunitárias da Prefeitura de Santa Maria), e Tarso Genro (na Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã). Desde 2013, é assessor legislativo do deputado Valdeci.
“A nossa Executiva e o nosso Diretório vão realizar um planejamento estratégico para o próximo período, visando bastante, claro, a preparação do partido para as eleições do ano que vem. Certamente, nós vamos ter uma grande e qualificada nominata de candidatos e candidatas a vereador para ajudarem Valdeci e Farret a vencerem o pleito, o que não será fácil, mas que é possível com muito empenho, organização e união. O nosso partido, a nossa Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB e PV) e os nossos partidos aliados estão abertos ao diálogo para a construção de uma Santa Maria para todos. Por isso, seguiremos conversando com o PDT, o PSB e outras forças, pois queremos estar juntos com eles na eleição”, enfatizou ele, cujo mandato vai até 30 de junho de 2025.
O deputado Valdeci Oliveira, que há pouco mais de uma semana confirmou que é pré-candidato a prefeito de Santa Maria na chapa com o pré-candidato a vice, José Farret (União Brasil), elogiou o trabalho partidário realizado pela gestão do presidente Sidinei Cardoso e destacou a “confiança” em Ronei para dar continuidade às ações.
Ele também enfatizou as dificuldades da eleição de 2024, elogiou a “responsabilidade e o comprometimento do doutor Farret com Santa Maria” e falou sobre o “plano de governo participativo” que deseja construir. “Nós não vamos entrar de salto alto. A eleição do ano que vem será dura, difícil. Nós precisaremos trabalhar e lutar muito para vencer. Por isso, eu, a partir de agora, a todo momento, vou convocar vocês e os partidos que aqui estão. Nós não faremos uma campanha de ódio, e sim uma campanha com respeito, solidariedade, paz e respeito, porque é isso que precisamos pregar na nossa sociedade. Queremos elaborar um plano de governo que seja o mais participativo possível, o mais próximo da realidade possível, dialogando com todos segmentos da cidade. Eu, ao lado do doutor Farret, quero ganhar a eleição para fazer um governo ainda melhor do que as minhas duas gestões como prefeito. Não existe outro objetivo”, citou ele.
Assim como Valdeci, o médico, ex-prefeito e ex-deputado estadual José Haidar Farret também foi ovacionado pelo público presente na plenária durante a sua manifestação. Ele enalteceu a longa trajetória de serviços prestados por Valdeci a Santa Maria e também ressaltou a complexidade do próximo pleito municipal.
“Vamos fazer uma campanha sem promessas e, acima de tudo, com salto baixo. Eu estou aqui justamente para fazer parte de uma frente de esperança. Esperança para diminuirmos a fome e a miséria e esperança para ajudarmos na habitação, na saúde, na educação, na agricultura familiar e no combate ao desemprego e às injustiças sociais”, afirmou.
Também participaram da plenária deste sábado os presidentes municipais do União Brasil (Marcelo Bisogno), PCdoB (Alexandre Pahim) e Rede (Henrique Garcia); as vereadoras Helen Cabral e Marina Callegaro; o vereador Valdir Oliveira; além de pré-candidatos e pré-candidatas ao Legislativo Municipal, dirigentes e militantes partidários e lideranças de movimentos sociais.
Comissão Executiva do PT-SM:
Presidente: Ronei Paula Vieira Lopes;
1º vice-presidente: Raul César Vilaverde Gomes;
2º vice-presidente: Luciano Zanini Guerra;
Secretária Geral: Helen Martins Cabral;
Secretária de Organização: Diossana de Oliveira Schuch;
Secretária de Finanças: Glaucia Regina Oliveira Ribas;
Secretário de Formação: Sidinei Cardoso Pereira;
Secretário de Assuntos Institucional: Daniel Rangel Diniz;
Secretária de Comunicação: Emanuelle Roberta de Brito Somavila;
Secretário de Mobilização: Valdir Oliveira de Oliveira;
Secretário de Movimentos Populares e Política de Setoriais: Paulo Ricardo Cândido;
Vogais: Andreia Militz de Castro Turna e Celita da Silva;
Vereadora Líder da Bancada: Marina Maria Avila Callegaro;
Conselho Fiscal: Augusto Carvalho Silveira Guterres, Cibele Toniasso Moro Guerra, Eloisa de Cassia Dias Dutra, Jonatan Silva de Camargo, Lúcio Flávio Lautenschlager e Valmi dos Santos;
Comissão de Ética: Ana Luiza Britto Costa, Bruna Luana Ribeiro Kirchoff, Fabiana Ercolani de Oliveira, Julio César Espírito Santo Rocha, Paulo Volmar Rodrigues e Rafael Silveira Barboza.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.