DestaqueEducação

UFSM. Longevidade será o tema do ‘Viva o Campus’

Evento é no domingo e haverá exposições, oficinas e várias atividades artísticas

Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações da Coordenadoria de Culura e Arte da PRE

Dia 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso. Por conta disso, a UFSM (por meio da Pró-Reitoria de Extensão), em conjunto com a Prefeitura de Santa Maria, Conselho Municipal do Idoso (Comid) e Serviço Social do Comércio (Sesc), decidiu fazer uma semana de programação alusiva ao envelhecimento, buscando dar visibilidade a formas ativas e saudáveis de se envelhecer e a pautas relativas às pessoas idosas. A programação inclui o Viva o Campus da Longevidade, que acontece neste domingo (29), a partir das 15h, no campus de Santa Maria.

Esta edição do evento trará ao público diversas atividades educativas para a valorização e o cuidado dessa faixa etária, mostrando e difundindo os projetos e pesquisas produzidas na instituição com várias exposições no largo do Planetário. Entre elas, estão as seguintes: exposição do Curso Técnico em Cuidados de Idosos; Exposição Arte Além do Ofício; a Exposição Cepedi, com orientação sobre direitos dos idosos; Exposição Pacto (programa de apoio a cuidadores de idosos); Exposição Epid (orientações sobre violências contra pessoas idosas).

Além das exposições, também haverá uma a Oficina de Tai Chi Chuan, com o médico geriatra José Carlos Aquino de Campos Velho, e aulas de ritmos e ginástica (no Espaço Multiuso) do projeto Corpo Mais, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), bem como a oficina de dança 60+, do Programa Eterno Aprendiz da Faculdade Metodista. “Entendendo o rótulo dos alimentos” é outra oficina que será ofertada durante o evento.

No Centro de Convenções, será realizada uma palestra sobre envelhecimento humano, com representantes do Sesc, Comid e UFSM. Na ocasião, ocorre ainda a cerimônia de homenagem ao 1º Destaque Direitos Humanos UFSM, professor Marco Aurélio de Figueiredo Acosta (in memoriam).

Afora essas atrações, o Viva o Campus terá a tradicional participação da Polifeira do Agricultor, atividades de visitação ao telhado verde no Jardim Botânico da UFSM, exibição de filmes no Planetário e uma exposição que comemora os 18 anos do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (Labart), no Museu de Arte, Ciência e Tecnologia (localizado no Planetário). Como atração musical, haverá uma apresentação do Coral Giuseppe Verdi. A programação detalhada está disponível aqui.

Esta edição do Viva o Campus contará ainda com pontos de coleta da campanha “UFSM contra a fome”, que auxilia famílias em situação de pobreza, fome e vulnerabilidade social. As doações de alimentos serão entregues às cozinhas comunitárias e outras entidades que visam ao enfrentamento desta questão social.

O Viva o Campus é um programa da UFSM que busca incentivar a participação cultural e artística da comunidade, promovendo a conscientização e o cuidado com o meio ambiente, ao trazer a sociedade para o campus sede da instituição. Realizado desde 2014, a ação tem ganhado espaço na agenda de Santa Maria, ressaltando as habilidades e as experiências movimentadas pela UFSM nas diversas áreas de atuação institucional.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo