CIDADE. Revitalização da Praça Saldanha Marinho segue com instalação de tapumes no 3º quadrante
No segundo, ocorrem limpeza do canteiro de obras e nivelamento do terreno
Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Quem circula pela Rua Venâncio Aires, no Centro de Santa Maria, próximo à Praça Saldanha Marinho, pode ver o avanço dos tapumes nos quadrantes da obra de revitalização. A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, acompanha cada etapa dos serviços. Atualmente, seguem os serviços de limpeza do canteiro de obras e o nivelamento do terreno no segundo quadrante. Após, será executada a concretagem do piso.
Na sequência, serão delimitadas as áreas da instalação do piso podotátil (modelo de acessibilidade que alerta obstáculos e direciona caminhos às pessoas com deficiência visual). também serão instalados os eletrodutos, deixando as esperas das caixas dos postes de iluminação, localizados na calçada da Rua Venâncio Aires. Em seguida, será concretada a parte restante do piso de concreto liso cinza claro do segundo e terceiro quadrantes. Os bancos no entorno dos canteiros no setor 2, o segundo quadrante, foram concluídos em outubro.
Em agosto, para a melhor adequação dos novos canteiros no setor 2, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou serviço para suprimir cinco jerivás. A ação contou com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, com o uso de caminhão munck, caminhão prancha e retroescavadeira. As espécies foram transplantadas na Praça Novo Horizonte, no Bairro Camobi, e na rotatória da Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
No setor 1, o primeiro quadrante, já foi executado o paisagismo no canteiro onde há um banco em concreto. No local, foram plantadas seis palmeiras fênix e arbusto. Após, haverá a colocação de grama-amendoim. Todas as espécies previstas no projeto são por recomendação do Escritório Burle Marx, responsável pelo projeto arquitetônico da Praça. No local, já foi concluída a concretagem do novo piso, ainda em julho. Na sequência será executado o trabalho de colocação da pedra portuguesa e do granito.
Reforma
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, acompanha cada etapa e fiscaliza a obra. Conforme o projeto, a obra será dividida em oito etapas e executada por áreas. A revitalização inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauro do coreto e do chafariz. Durante os serviços, os locais estarão sinalizados para orientar a população. Ainda em janeiro deste ano, uma equipe da Prefeitura realizou a substituição das galerias de esgoto e de escoamento da água pluvial no subsolo da Praça, entre a Casa de Cultura e os banheiros públicos.
A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho deste ano, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.
A revitalização da Praça Saldanha Marinho será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.