Por Rubens Miola Filho (Com foto de Reprodução) / Da Assessoria de Imprensa do Cineclube Odysseia
O Cineclube Odysseia entra no espírito natalino e exibe neste sábado, 2 de dezembro, “A Vida de Brian (1979”) ,dirigido por Terry James, do grupo britânico de comédia, Monty Python. A última sessão do ano inicia às 14h30min no Salão Acústico do prédio 14 do conjunto III.
O filme conta a história de Brian Cohen, um jovem judeu que nasce no mesmo dia que Jesus Cristo numa casa vizinha a dele. Por ironia do destino, ele é confundido com o Messias e emerge como líder de um movimento religioso.
Na época do seu lançamento, o longa enfrentou diversas polêmicas, devido a suas sátiras. Isso resultou em acusações de blasfêmia e protestos de grupos religiosos. No Reino Unido, autoridades locais impuseram proibições ou restrições etárias, dificultando a exibição da comédia. Durante a pré-produção, o filme quase foi cancelado por falta de investimento. No entanto, foi resgatado graças à intervenção decisiva do “Beatle” George Harrison.
A exibição ocorre no Salão Acústico do prédio 14, Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN), e ao término do filme, são promovidas discussões sobre a obra.
A Vida de Brian
Comédia (Duração 1h e 34 min)
Sábado, 2 de dezembro, 14h30min
Salão Acústico do prédio 14 do Conjunto III – UFN
Silva Jardim, 1175 – Bairro Rosário
Entrada franca
Recomendado para maiores de 12 anos
Monty Python é muito bom. Hoje o que faziam não seria possivel, seriam muito cancelados. Patrulha/censura não é do Estado, vem de grupos barulhentos e empresários sem culhão (no sentido figurado, antes que o pessoal ‘dããããã’ chie). Detalhe: em 40 anos o cinema nacional não foi capaz de produzir algo semelhante.