Da Maria Cult, mídia independente de jornalismo cultural / Com foto de Alice Pozzobon
O Prêmio Maria Cult (PMC) retorna em 2023 com sua terceira edição. Na última terça-feira (07/11), a Maria Cult, projeto de jornalismo independente de Santa Maria, anunciou nas redes sociais a nova edição da premiação que celebra a cena cultural independente da cidade.
O PMC, que obteve 69 mil votos e mais de 170 indicados na última edição, contará com 25 categorias nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura e Música. Em 2023, a premiação chega com uma nova categoria musical: “Dupla ou Duo”.
Diferente das edições anteriores, neste ano a entrega dos troféus será feita na mesma noite em que serão revelados os destaques de cada categoria, que são escolhidos através de uma votação popular. A cerimônia de premiação do 3º PMC já tem data e local marcado: 14 de dezembro, no Cinépolis do Shopping Praça Nova.
Para chegar às indicações, que serão reveladas na última semana de novembro, o 3º PMC conta, novamente, com uma equipe de curadores que contribui com sugestões para definir os indicados à premiação. O grupo é formado por 33 agentes culturais, entre produtores e artistas locais, que aceitaram o convite e se disponibilizaram a selecionar, junto da equipe Maria Cult, os destaques da cultura santamariense em 2023.
“A terceira edição do Prêmio Maria Cult é resultado de um ano inteiro de trabalho em prol da cultura local, feito de forma totalmente independente. Assim como nos anos anteriores, queremos celebrar esses artistas e apresentar para Santa Maria a potência cultural que ecoa em nossa cidade”, comenta o jornalista Deivid Pazatto, coidealizador da Maria Cult.
”Acredito que a premiação desempenha um importante papel para a visibilidade das diversas manifestações culturais na cena local. Cada edição reforça o quanto a cidade necessita de mais espaços, para que essas vozes sejam ouvidas, reconhecidas e valorizadas”, destaca Paola Saldanha, coidealizadora da Maria Cult.
A 3ª edição do Prêmio Maria Cult é uma realização da própria MARIA CULT com patrocínio do Beco Street Bar, Broto Maroto, Colors Turismo, Easy Going, Left Rock Bar, Muggles Pub Magic Store e Old School Pub, e apoio de Cinépolis, Rádio Armazém, Rede Sina e Shopping Praça Nova.
Sobre o Prêmio Maria Cult
O prêmio Maria Cult nasceu com o objetivo de celebrar a cultura independente de Santa Maria pós um período difícil para o setor enfrentado ao longo da pandemia de Covid-19. Na edição de estreia, em 2021, a premiação contemplou 85 indicações, entre obras, artistas, agentes e produtores culturais.
Já em 2022, o número subiu para 170 indicados, distribuídos em 25 categorias. Tendo em vista a pluralidade de produtores e trabalhos desenvolvidos na cena local, o 2º PMC contou também com uma equipe de 32 curadores para a construção da lista de selecionados.
Nas duas edições, a escolha dos destaques ficou sob responsabilidade do público, através do voto popular. A primeira edição contabilizou 34 mil votos, entre 19 categorias, enquanto a segunda edição chegou a marca de mais de 69 mil, em 25 categorias.
Sobre a Maria Cult
Mídia independente de jornalismo, a Maria Cult produz conteúdo sobre a cena cultural de Santa Maria (RS). Nascida na Cidade Cultura, marcada por diferentes histórias e costumes, de pessoas que moram e passam por aqui, o projeto visa a coletividade e a resistência, com protagonismo de múltiplas vozes e manifestações, por meio da divulgação da cultura local, fortalecimento e valorização da criação independente, diversa, acessível e popular.
Idealizada pelos jornalistas Deivid Pazatto e Paola Saldanha, em janeiro de 2020, a Maria Cult já publicou mais de 3 mil ações culturais desde sua criação. Além de realizar o Prêmio Maria Cult, o projeto produz conteúdos sobre shows, lives, espetáculos de teatro e dança, festivais, exposições de artes visuais e livros, entre outras atividades e produções, como cobertura de eventos.
Padrão Santa Maria. Não conseguem ganhar nada digno de nota la fora, criam o proprio ‘premio’. ‘Este ano ganha eu/Noutro ano ganha tu/Viva o Rabo de Tatu’. O grande pacto de submediocridade da aldeia.