DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Ulbra é a 18ª melhor universidade privada do país, diz estudo da Folha de S.Paulo

Ranking destaca cursos de Odonto, Medicina, Veterinária, Biologia e Letras

Proposta pedagógica da Ulbra é baseada em competências, alinhada com o mercado profissional. Foto Divulgação

Por Assessoria de Comunicação da Ulbra

A Ulbra ocupa a 18ª posição entre as universidades privadas do Brasil, segundo a nova edição do Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo e divulgado nesta semana. A pesquisa leva em conta cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

A Odontologia figura entre as 10 melhores do País (6º lugar) e lidera o ranking no Rio Grande do Sul entre as universidades privadas. A Medicina e a Medicina Veterinária da Ulbra estão em segundo lugar entre os cursos particulares gaúchos. Biologia e Letras também ocupam a segunda posição no ranking das instituições privadas do RS.

A Ulbra, nos últimos anos, tem buscado investir em políticas acadêmicas, de gestão e de responsabilidade social que contribuem para resultados de excelência, conforme o reitor da Ulbra RS, professor doutor Thomas Heimann.

“Estas políticas permitiram que alcançasse a nota máxima do MEC (Nota 5) no seu processo de recredenciamento institucional e avançado no ranking de melhores universidades privadas”, enfatiza.

A serviço das comunidades
Entre as ações da Ulbra, que marcam esta evolução como uma universidade comprometida com a qualidade e excelência, Heimann ressalta o modelo multicampi.

“Espalhada por diferentes municípios e regiões do estado, cumpre a tarefa precípua de estar a serviço das comunidades onde está inserida, exercendo o papel transformador de vidas e realidades sociais a partir de uma educação de qualidade, formando profissionais com perfil empreendedor, criativo, técnico e ético, que atuam para o bem de indivíduos e da sociedade”, diz o reitor. 

A consolidação da proposta pedagógica da Ulbra é baseada em competências, alinhada com o mercado profissional. Ainda enfoca o protagonismo do estudante em todo o seu processo de aprendizagem, tendo na figura do professor um mediador deste processo, acrescenta Heimann.

“Nosso curso figurar em segundo lugar entre 20 universidades privadas do Rio Grande do Sul é motivo de muito orgulho e mostra o trabalho e dedicação da nossa instituição buscando a eficiência no ensino em um mercado cada vez mais desafiador”, ressalta Jean Soares, coordenador da Medicina Veterinária da Ulbra Canoas. “O resultado é fruto do trabalho realizado ao longo das três décadas de existência do curso e mostra todo o nosso potencial”, enfatiza.

A coordenação do curso de Medicina da Ulbra destaca a mesa de Anatomia 3D, onde os acadêmicos utilizam a tecnologia para o estudo do tema. O equipamento conta com uma tela touch de 86 polegadas, software com imagens médicas (DICOM) com fotorrealismo e cadáver virtual real dissecado e escaneado reconstruído em 3D. Além disso, apresenta estação de trabalho radiológica com mais de 130 casos da Biblioteca Medical Harbour e atlas anatômico humano masculino e feminino, entre outros.

O que é o ranking?
Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, em bases do Inep-MEC (Censo da Educação Superior e Enade), em agências estaduais e federais de fomento à ciência e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No RUF há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos. No ranking de universidades estão classificadas as 203 universidades brasileiras, públicas e privadas.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Em cada classificação são consideradas as graduações oferecidas por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo