Arquivo

Varig. Dentro da anormalidade, a normalidade

Complicado o título desta nota? Nem tanto. Perto do que era até há apenas uma semana, a situação da Varig é fichinha, hoje. Nem mesmo a não programada cruzada de braços de funcionários descontentes com atrasos salariais, verificada em alguns aeroportos, como Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Coritiba, no Paraná; e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – em que os balcões da companhia ficaram esvaziados -, chega a abalar mais a situação.

Não se sabe exatamente com quantos aviões trabalha a empresa, mas os vôos aos poucos, mas gradativa e firmemente, são retomados. Especialmente nas linhas domésticas, mas também nas rotas internacionais. É verdade que tudo começa pelos vôos mais rentáveis, mas também ninguém iria pensar que pudesse ser diferente. Menos ainda igual ao fausto do passado.

Então, caldo de galinha e uma boa dose de paciência podem auxiliar. Afinal, não se lutou tanto (pelo menos parte da mídia, a grandona, se engajou nisso, não?) para que a Varig sobrevivesse? Isso está acontecendo. Logo, nada de queixas. Pelo menos não as que percam a mínima razoabilidade.

Sobre a normalidade “anormal” da Varig, não custa ler o texto da repórter Clarice Spitz, da sucursal carioca da Folha de São Paulo, publicada na noite desta quarta-feira pela Folha Online e que também é editada na versão impressa da FSP desta quinta:

”Varig cumpre quase todos os vôos prometidos, diz Anac

A Varig cumpriu quase todos os vôos previstos para hoje. A nova malha da empresa prevê vôos diários com saída de São Paulo e do Rio de Janeiro para Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Porto Alegre, além da ponte aérea e vôos para Frankfurt e Buenos Aires.

A exceção coube a um vôo que deveria ter saído de Buenos Aires rumo ao Brasil. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o cancelamento ocorreu porque houve direcionamento de uma aeronave para buscar passageiros em Lima (Peru). Segundo a agência, esse vôo deve ser regularizado nesta quinta-feira.

A Varig informou à agência que vai disponibilizar uma aeronave extra para vôo de reforço no Chile amanhã (quinta). Hoje (quarta), a companhia operou com nove aviões.

A empresa manterá um plano de emergência até a próxima segunda-feira (31), o que significa que vai operar com vôos extras para Miami, Nova York, Londres, Copenhague, Lima, Santiago do Chile e Caracas.

Passageiros e funcionários

De acordo com a Anac, cerca de 40 passageiros da Varig que estão na França devem retornar ao país em vôo da TAM ou serão realocados em vôos da própria companhia.

Hoje (quarta), no aeroporto de Guarulhos (SP), três passageiros com destino a Lima, foram acomodados em hotel e esperam por…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, e outros textos sobre o assunto, pode fazê-lo acessando a página de “Dinheiro” do portal da Folha Online, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo