DestaqueEsporte

ESPORTE. Santa-mariense vive na Itália em busca do sonho de se tornar jogador profissional de futebol

Felipe Toneto, 16 anos: “aproveitar a vida é seguir na luta por meu objetivo”

Após ter rodado por diferentes escolinhas e iniciativas do Coração do Rio Grande, jovem rumou à Europa (Foto Arquivo pessoal)

Por Pedro Pereira

Do Coração do Rio Grande para o Velho Continente. Com o objetivo de desenvolver suas habilidades no futebol, o santa-mariense Felipe Toneto, de apenas 16 anos, vive no norte da Itália desde o mês de setembro, quando embarcou rumo ao time chamado Palestra Tre Valli. Assim como grande parte dos jovens nascidos no Brasil, ele tem o sonho de se tornar um atleta profissional.

O clube, localizado no município de Mondovi, tem como proposta primordial a formação de novos futebolistas. Felipe faz parte da categoria sub-21, que tem como compromissos a disputa de um campeonato na região de Piemonte, além de uma copa nacional e alguns amistosos. Em publicação no Instagram, o prefeito Jorge Pozzobom deixou clara a sua satisfação com o feito. “Que orgulho para nossa Santa Maria”, comentou.

Para o jovem, a experiência está valendo a pena. “Eu estou me sentindo muito bem aqui na Itália e muito feliz com o resultado de todo o trabalho. Sempre amei jogar futebol, então abrir mão das coisas que eu gosto, como passar tempo com a família e com os amigos, são coisas que já me acostumei. É tudo por um bem maior e pelo sonho de ser jogador profissional”, declarou o santa-mariense.

De SM à Europa

Desde os seis anos de idade, Felipe integrou diferentes escolinhas de futebol do Coração do Rio Grande. O início foi em uma iniciativa vinculada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), depois passando pelo Internacional de Santa Maria e, então, chegando à divisão juvenil santa-mariense do Grêmio, de Porto Alegre.

Pelo projeto tricolor, o jovem teve a oportunidade de treinar com ex-atletas históricos da cidade, como Robson Centurião, Fábio Ribas e Tadeu Menezes – sendo este último, inclusive, responsável por orientar o jovem a jogar como lateral-esquerdo, posição que atua primordialmente até os dias de hoje.

Após atividades com o clube onde treina e atua, Felipe afirma que ser jogador de futebol profissional é o que quer para o futuro (Foto Arquivo pessoal)

O pai Tobias Toneto – que, no momento, também é gestor da carreira do atleta -, revela que o filho chegou a ser aprovado em uma peneira do Juventude, de Caxias do Sul. Contudo, em função da pandemia, as atividades que realizaria acabaram sendo suspensas e o santa-mariense passou a treinar em instituições esportivas como a PRS, com Daniel Neves, e a Next Academy. Além disso, o jovem também teve preparação técnica na escolinha santa-mariense da Chapecoense, com Tiago Duarte, e com o ex-técnico do Riograndense e do Inter-SM, Lucas Fossatti, como também preparação física com Marcos Marques.

A oportunidade de ir à Itália surgiu a partir de um torneio em que Felipe participou em Sorocaba, São Paulo, pela Next Academy. Foi realizada uma série de jogos, com diversos olheiros de times europeus nas arquibancadas. O pai revela que ele recebeu convites de outro clube além do Palestra Tre Valli. Contudo, o santa-mariense tem cidadania italiana e esta questão, associada à escolha, pode abrir mais portas.

Em Santa Maria, o jovem estuda no Colégio Franciscano Sant’ Anna e, com o ano letivo ainda não finalizado, retorna no fim de janeiro para fazer as provas finais. Tobias cita que a variedade de profissionais que o filho teve a oportunidade de trabalhar no Coração do Rio Grande contribuiu muito para o desenvolvimento físico, técnico e, até mesmo, de entendimento de jogo do atleta. “Tu acaba pegando várias situações características de cada treinador. Isso é um diferencial muito grande”.

Esta aventura, dessa forma, é definida como um prêmio pelo trabalho que é realizado há bastante tempo, de acordo com o pai, que garante que Felipe vem se empenhando fortemente na busca por evolução. “O futebol traz oportunidades, mas você também tem que ir atrás delas e estar muito bem preparado para quando elas aparecerem”.

Apesar de não ser fácil, o jovem santa-mariense afirma que não trocaria passar por esta experiência por nada. “As dificuldades que a gente encontra, como ter dias ruins e as lesões, que sempre atrapalham, são coisas que fortalecem muito a nossa mentalidade. Viver essa rotina de treinos diários aqui na Itália me fez perceber que é exatamente isso que eu quero para o futuro. Para mim, aproveitar a vida é seguir na luta por meu sonho. Se Deus quiser, eu vou ser jogador”.

Felipe Toneto, 16 anos, disputa campeonatos italianos pelo time da categoria sub-21 do Palestra Tre Valli (Foto Arquivo pessoal)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo