DestaqueSanta Maria

KISS. Associação dos Familiares busca apoio para acompanhamento do novo julgamento da tragédia

Objetivo é hospedar os próximos às vítimas em hotéis de trânsito do Exército

Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, general Adilson Torigoe, recebeu representação da AVTSM (Foto Divulgação)

Por Tiago Machado / Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

O presidente do Conselho da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Flávio Silva, foi recebido pelo chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, general Adilson Akira Torigoe, nesta quinta-feira (9), em Porto Alegre.

A pauta do encontro foi formalizar o pedido para que o Exército possa prestar um apoio aos integrantes da Associação que se deslocarão a Porto Alegre, no próximo mês de fevereiro, para acompanhar o novo júri sobre o incêndio da Boate Kiss. Essa tragédia, que aconteceu no dia 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, causou a morte de 242 jovens e feriu outras 630 pessoas, sendo que muitos permaneceram com sequelas como queimaduras e problemas respiratórios.

O objetivo da AVTSM é garantir o acolhimento de um grupo de familiares das vítimas nos hotéis de trânsito do CMS no período que durar o júri, cuja data está marcada para 26 de fevereiro de 2024 com previsão de duração de 10 a 15 dias.

“Os familiares das vítimas e os sobreviventes não têm condições financeiras de arcar com os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação. Por isso, fazemos esse pedido ao Comando Militar do Sul, instituição respeitada e que já prestou esse apoio anteriormente. Só assim, vivenciando o julgamento dos réus responsáveis pelas mortes dos nossos amados filhos e filhas é que iremos virar uma página dessa dolorosa história”, afirmou Flávio.

O general foi bastante atencioso à solicitação e pediu que seja encaminhado um ofício para ele com o detalhamento das necessidades dos familiares para que a instituição faça uma análise administrativa e jurídica a respeito.

A realização da audiência foi solicitada pelo mandato do deputado estadual Valdeci Oliveira. Por determinação de Valdeci, o assessor parlamentar Dantro Guevedo esteve presente na reunião e irá acompanhar a definição sobre o pedido. A esposa de Flávio, Ligiane Silva, que igualmente integra a AVTSM, também participou do encontro no Comando Militar do Sul.

Novo júri – A realização de um novo júri sobre o caso Kiss será necessária em virtude da anulação – por falhas técnicas – do julgamento realizado em dezembro de 2021, em Porto Alegre. Naquela oportunidade, os quatro réus denunciados foram condenados a penas que variam de 18 a 22 anos de reclusão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo