CulturaEconomia

CULTURA. O retorno de uma velha atração para quem gosta da leitura: os “clubes do livro” em alta de novo

Por BIANCA PEREIRA, com imagens de Reprodução, da Equipe do Site

Nos últimos anos os Clubes de Sssinaturas estão fazendo sucesso com produtos que vão de bebidas, alimentos e até kits de higiene. Entrando na onda, os clubes de livros voltam a se popularizar ao enviar diferentes títulos à casa de seus assinantes no intuito de trazer a literatura para mais perto das pessoas.

Em um país de poucos leitores e muitas obras nacionais sendo lançadas mensalmente, os que cultivam o hábito da leitura se veem frente a uma enxurrada de títulos novos. A divulgação de grande parte das editoras é focada em títulos estrangeiros com um bom desempenho nos países de origem. É aí que os clubes de livros entram. Enviando livros indicados por curadores especializados ou convidados, os clubes procuram divulgar títulos nacionais e internacionais que não são falados diariamente na grande mídia e que possivelmente o assinante não compraria normalmente.

Além disso, muitos dos clubes promovem com seus assinantes discussões online sobre as obras e possibilitam a interação entre leitores.

Os clubes funcionam através de associação e uma mensalidade. A partir do pagamento você passa a receber, todos os meses, um livro surpresa em sua casa, recomendado, geralmente, por um curador convidado. Os kits sempre vêm com algo além dos livros, marcadores de página, objetos de colecionador, calendários ou até outros livros do mesmo autor.

Entre os Clubes, o TAG – Experiências Literárias é um dos mais conhecidos. Conforme o clube são mais de 14 mil leitores convidados para descobrir “novos livros, autores e universos literários”. O clube ainda possui uma loja exclusiva para associados onde se encontra diversos produtos literários. O kit de abril contou com o livro “Os Irmãos Sisters” de Patrick DeWitt, além de um box colecionável, uma revista sobre a obra e o autor, marcador de páginas e moedinhas personalizadas.

O Garimpo Clube do Livro também se destaca. O Clube nasceu através de uma pergunta frequente feita por e para seus idealizadores: “você tem algum livro bacana para me recomendar?”. Com o objetivo de “formar leitores, incentivar o hábito da leitura e promover experiências novas e prazerosas para os assinantes”, o Garimpo envia obras que estão nas cabeceiras de seus curadores, alguns que não estão nas listas dos mais vendidos. A principal diferença é que o Clube se divide em pequenos clubes (mulheres, humor e amor, ficção, poesia, negócios e infantil) e você pode escolher qual se encaixa melhor nos seus gostos.

Enquanto isso, a SESI-SP Editora decidiu criar um clube para as crianças, o Clube do Livro Literatura Viva. Da mesma forma que nos clubes adultos, você participa através de uma mensalidade e recebe em sua casa um livro da coleção infanto-juvenil da SESI-SP. Conforme a Editora, a ação foi organizada para estimular a leitura com qualidade, praticidade e economia. O clube possui quatro planos de associação divididos entre as idades dos eleitores que começa a partir dos 6 anos.

Para crianças também existe o Clube Leiturinha que funciona do mesmo jeito. A diferença é que você tem três planos para escolher: o Uni, com um livro infantil por mês, o Duni com dois livros por mês e o  Plano Presente, com dois livros  por uma única vez. Além dos livros adequados à fase de desenvolvimento da criança e escolhidos por especialistas, os kits vêm com uma carta personalizada com orientações pedagógicas, mimos surpresa e descontos em diversas marcas e lojas do Clube de Vantagens.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo