
Não param de morrer os santa-marienses. Segundo INFORMAÇÃO da Prefeitura de agora há pouco, outros oito santa-marienses – seis mulheres com idades variando entre 56 e 83 anos e dois homens de 66 e 92 anos de idade – se somam e agora já há 539 cidadãos locais vítimas fatais da pandemia do novo coronavírus. Sem considerar-se que neste ano, em menos de quatro meses, já morreram mais que todos os óbitos do ano passado, tem-se uma média mensal superior a 40 mortes. É demais, sob qualquer ângulo de análise.
Mas não são apenas esses os números desagrdáveis desta segunda-feira. A quantidade de casos confirmados, acumulados nesses 13 meses, já passa dos 29 mil. E por aí vai, como você confere abaixo, a partir dos dados (imagem acima) DIVULGADOS pela Prefeitura, no Boletim Epidemiológico do dia. Entre parênteses, para permitir a comparação, estão os números de ontem, domingo. Acompanhe:
Casos confirmados: 29.118 (28.989)
Descartados: 6.521 (6.523)
Casos suspeitos: 1.256 (1.342)
Pacientes curados: 17.655 (17.655)
Casos Ativos: 517 (497)
Óbitos: 539 (531)
Já no quanto aos hospitalizados, esta segunda-feira apresenta leve redução nos números totais e um descréscimo um pouco mais significativo nos que ocupam leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). No caso dos leitos totais ocupados, eram 238 ontem e são 235, como informa a atualização (veja na imagem abaixo) de agora há pouco, 9 e 7 desta noite, do site da Secretaria Estadual de Saúde.
Já em relação aos pacientes em UTIs, eram 123 (um recorde, até agora) no domingo e chegam a 119 agora, inclusive duas crianças. Do total, são 116 casos confirmados e três suspeitos.
Agora confira a situação, no mesmo horário, neste domingo, em cada um dos estabelecimentos referência em atendimento ao coronavírus na cidade: Hospital de Caridade (114 internados, 50, entre eles uma criança, em UTI), Universitário (38 pacientes, e 26, uma criança inclusive, em UTI), Hospital da Unimed (5), Casa de Saúde (8), Hospital São Francisco (7, todos em UTI) e Regional (63, 36 deles em UTI).

ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.