Três dias de fé, devoção e gratidão – por Jorge Pozzobom
A Romaria à Nª Sª Medianeira e o seu resultado: “só temos a agradecer”
Todos nós, no dia a dia, temos muito a pedir e a aprender, mas tenho certeza que não nos faltam motivos para agradecer pela vida, pelas pessoas que amamos, pelas oportunidades, trabalho e pelo aprendizado diário. Santa Maria, mais uma vez, vivenciou uma grande demonstração de fé e gratidão. Neste final de semana, a 80ª edição da Romaria da Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças recebeu mais de 150 mil pessoas, que vieram à nossa cidade para celebrar uma das maiores procissões do Estado. Nem a chuva impediu que os fiéis fizessem a caminhada, que durou cerca de uma hora e meia. Aliás, eu tenho certeza que mais de 200 mil pessoas fizeram o percurso, visto que a quantidade de guarda-chuvas atrapalhou um pouco a contagem.
Como eu já tenho dito, a Romaria da Medianeira é um patrimônio cultural e religioso não apenas de Santa Maria, mas do Estado todo, visto que, desde 2014, faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul. Essa linda festa da fé, que é gigantesca, é um orgulho para todos nós, santa-marienses, que somos exemplos de fé, resiliência e acolhimento. E, neste ano, em especial, ela contou com importantes novidades, como a duração.
Por muitos anos, a Romaria ocorria em apenas um dia. Em 2022, passamos a realizá-la no sábado e no domingo. Já em 2023, foram três dias, que envolveram, além das celebrações religiosas, vários shows para todas as famílias. Isso demonstra que temos crescido nos principais eventos da cidade, sempre a partir de uma construção coletiva, neste caso, com a Arquidiocese de Santa Maria, sob a benção do nosso arcebispo metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin.
Família Lima e Wilson Paim, entre outros artistas, abrilhantaram a parte cultural da Romaria, com música para todas as idades, e a Rústica da Medianeira, que reuniu mais de 600 corredores, também movimentou, literalmente, o evento. Inclusive eu também corri, ficando em primeiro lugar na “categoria prefeito”, como sempre brinco com vocês.
Quero registrar também a minha gratidão por fazer essa caminhada ao lado do meu grande amigo e vice-prefeito, Rodrigo Decimo. Lealdade, ética e trabalho são as três palavras que uso para definir tudo o que ele representa para nós, que temos o privilégio de conviver com ele diariamente. O Rodrigo me ajuda a governar essa cidade com muito amor e responsabilidade, e isso é fundamental em qualquer gestão, principalmente de uma cidade do tamanho de Santa Maria.
Tenho certeza que os romeiros que vieram de outras cidades foram muito bem recebidos aqui, mas tudo isso só foi possível devido ao empenho de muita gente. Só temos a agradecer a todas as equipes envolvidas. Para o ano que vem, a nossa intenção é manter o mesmo formato, de três dias. Ter esse tempo a mais é valorizar esse evento que sempre foi e tem se tornado cada vez mais importante para a região central do Estado.
Agradeço, de coração, a participação de cada romeiro nesta grande festa da fé. Santa Maria espera todos vocês em 2024.
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.
Nota do Editor: a foto que ilustra este artigo é de Marcelo Oliveira/Prefeitura.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.