DestaqueEducação

UFSM. Pesquisa busca analisar a percepção da comunidade externa sobre a própria Universidade

Coleta das informações acontece até o dia 13 de dezembro. Saiba como será

Por Júlia Weber / Da Agência de Notícias da UFSM

Foi lançada, na segunda-feira (13), a Pesquisa de Imagem e Reputação da UFSM. O objetivo é coletar dados para identificar os principais fatores relacionados à imagem Institucional, além de explorar as percepções da comunidade quanto aos elementos variados, avaliar as diferenças de percepção entre grupos respondentes, bem como proporcionar um diagnóstico sobre a imagem da Instituição à gestão da Universidade.

As respostas serão disponibilizadas apenas às unidades administrativas envolvidas, sem qualquer identificação do respondente, com a finalidade de embasar melhorias em ações e serviços prestados junto à comunidade. A estrutura do questionário está dividida em três seções: a primeira conta com perguntas sobre a imagem institucional, a segunda é voltada ao perfil do respondente e a terceira traz perguntas gerais sobre a UFSM.

A iniciativa, resultado de uma colaboração entre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e o professor Leander Luiz Klein, pesquisador do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), surgiu a partir da necessidade contínua de aprimorar os processos de avaliação da Instituição. Além disso, a pesquisa visa ampliar o escopo dos itens avaliados para além daqueles exigidos por lei, buscando integrar o capital intelectual aos processos Institucionais.

Segundo a responsável pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI), da Pró-Reitoria de Planejamento, Lahraine Rubinich Montardo, “em um contexto educacional altamente competitivo, a imagem e a reputação de uma instituição desempenham papel crucial em seu posicionamento perante a sociedade. A maneira como a universidade é percebida externamente influencia diretamente sua capacidade de atrair talentos, tanto acadêmicos quanto profissionais”, explica. 

Dessa forma, os idealizadores acreditam que a compreensão das percepções e expectativas externas permitem que a Instituição realize ajustes em suas estratégias e políticas para alcançar êxito em seus objetivos. Assim, ao envolver o público externo na avaliação da UFSM, “abre-se uma oportunidade para fortalecer laços com a comunidade em geral”, destaca Lahraine.

Para responder à pesquisa, basta acessar o questionário até o dia 13 de dezembro. Reitera-se que o foco é o público externo, e não é permitido ao respondente possuir vínculos diretos com a Universidade. 

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Se POA é provinciana e a aldeia é cidade do interior não espanta a mentalidade ufsmiana. Muita gente fazendo doutorado aqui mesmo ou em POA (no maximo em Floripa). O ‘cosmopolitismo’, vem gente de Bagé, do Alegrete, de São Borja, da Bossoroca. Deviam escrever no arco ‘Viva o nosso umbigo!’.

  2. Marketeiros preocupados com o resultado do proprio trabalho. Se a imagem não é boa, novos discentes não surgem. Coisa que esta escasseando com a mudança demografica. Competição de outras instituições pesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo