Por Maiquel Rosauro
O experiente vereador Manoel Badke – Maneco (UB) foi eleito presidente do Poder Legislativo de Santa Maria para o ano de 2024. A eleição da Mesa Diretora ocorreu na tarde desta quinta-feira (21), com apenas uma chapa inscrita, reunindo nomes da direita e do centro. O pleito marcou o fim do acordo administrativo entre a esquerda e o governo de Jorge Pozzobom (PSDB) para administrar o Parlamento, que perdurou nos dois últimos anos.
Maneco foi eleito com 16 votos favoráveis – oriundos das bancadas do PP, PSDB, MDB, Republicanos, Podemos e UB – e cinco contrários. Votaram contra Valdir Oliveira (PT), Helen Cabral (PT), Marina Callegaro (PT), Paulo Ricardo Pedroso (PSB) e Werner Rempel (PCdoB).
Outros dois vereadores de esquerda – Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) e Danclar Rossato (PSB) – mesmo escanteados no novo acordo, votaram em Maneco. A debandada desses dois parlamentares inclusive impediu a esquerda de inscrever uma chapa à eleição da Mesa, já que são necessários, no mínimo, sete nomes.
Em 2024, Maneco irá liderar a Câmara ao lado de Pablo Pacheco (PP), 1º vice-presidente; Admar Pozzobom (PSDB), 2º vice-presidente; Tony Oliveira (Podemos), 1º secretário; Givago Ribeiro (PSDB), 2º secretário; Adelar Vargas – Bolinha (MDB), 1º suplente; e Alexandre Vargas (Republicanos), 2º suplente. A chapa inscrita para o pleito foi denominada Avança Santa Maria.
Esta será a segunda vez que o parlamentar atuará como presidente. Ele já ocupou o posto em 2012, ano que ficou marcado pelo início da obra do novo prédio da Câmara, até hoje inacabado.
Maneco fez um emocionado discurso de posse, agradeceu a Deus, a sua família e lembrou sua trajetória profissional. Ele confirmou que o próximo ano marcará sua despedida do Poder Legislativo.
“Saio do Parlamento por opção, pela porta que entrei, agradecendo a sociedade que me deu a oportunidade de atuar durante seis mandatos nesta Casa”, afirmou o presidente eleito.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.