Por Maiquel Rosauro
Se a vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) não se surpreendeu com a nova aliança que une parlamentares de centro e direita para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Maria, o mesmo não se pode dizer de Valdir Oliveira (PT). O líder do bloco parlamentar do PT, PCdoB e PSB disse que não esperava o fim do acordo que unia a esquerda da Casa à base do governo de Jorge Pozzobom (PSDB).
“A cada ano, no processo de sucessão aqui na Câmara de Vereadores, são feitos movimentos que não necessariamente obedecem os acordos feitos anteriormente. De minha parte sempre honrei com os acordos que firmei, inclusive em legislaturas anteriores”, disse Valdir.
O acordo teve início com a eleição do próprio Valdir para a presidência da Casa em 2022. Neste ano, o grupo manteve-se unido e elegeu Givago Ribeiro (PSDB) para o cargo. Para 2024, a previsão era manter a parceria e eleger Manoel Badke – Maneco (UB).
“Estranhamente, neste ano em nenhum momento fui procurado pelo grupo com o qual havia firmado acordo e que me elegeu assim como elegeu o Givago, sendo que o acordo era que esse grupo continuasse. Fui surpreendido na semana passada com uma nova composição que, segundo justificativa, seria um acordo ideológico de direita, diferente do que sempre defendemos, que seriam acordos administrativos e não ideológicos”, relata Valdir.
O petista acredita que a nova aliança que une 14 parlamentares de centro e direita é um reflexo das eleições de 2024. Vale lembrar que o PT já está com sua pré-candidatura na rua – com o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) postulante ao Executivo e o médico José Haidar Farret (UB) de vice – enquanto as tradicionais siglas adversárias ainda quebram a cabeça para definir os nomes ao Executivo.
“Está claro que os parlamentares que estão compondo esse novo grupo estão antecipando o processo eleitoral de 2024”, avalia Valdir.
A eleição da Mesa Diretora está marcada para 21 de dezembro. Manoel Badke – Maneco (UB) será o candidato da nova aliança que une PSDB, Progressistas, Republicanos, Podemos, MDB e UB.
Chegou nesta conclusão sozinho ou fizeram uma reunião para deliberar?