DestaqueSanta Maria

CIDADE. Celebração marca o início das obras no antigo prédio inacabado da Avenida Rio Branco

Empreendimento terá 298 apartamentos no modelo estúdio

Obra que estava abandonada há 50 anos será retomada por construtora de Santa Maria. Foto João Alves / Prefeitura

Por Gabriel Marques / Prefeitura de Santa Maria

O prédio Galeria Rio Branco, agora denominado Maria com Amor, teve sua obra iniciada com a realização de um ato simbólico em frente ao empreendimento, na Avenida Rio Branco, na manhã desta sexta-feira (8), feriado municipal de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, participaram do evento que celebrou a retomada da obra que esteve parada por 50 anos até a venda do prédio à Construtora Jobim, em maio deste ano.

“O que a Prefeitura de Santa Maria fez poucos municípios que já passaram por esse tipo de problema conseguiram fazer: dar destino a obras abandonadas há décadas. É um feito que nos orgulha grandemente e que vai trazer desenvolvimento para esta região no Centro da cidade”, avalia Pozzobom.

O empreendimento Maria com Amor fica localizado na Avenida Rio Branco, tida como a “espinha dorsal” do Distrito Criativo Centro-Gare. Conforme Decimo, que também é o coordenador executivo da iniciativa que busca a revitalização do Centro Histórico de Santa Maria, a conclusão desta obra vai se somar às demais ações que já estão em curso:

“O território do Distrito Criativo está cada vez mais coeso. Com a finalização da Gare da Viação Férrea, da Praça Saldanha Marinho e do Clube dos Ferroviários, teremos os principais pontos revitalizados que, assim, como o Maria com Amor, vão movimentar a vida das pessoas no Centro Histórico. Agitação que acompanha quem vai ao trabalho, quem mora e quem sai para se divertir naquela área”.

Antes da palavra ser passada aos representantes da Construtora Jobim e às autoridades presentes, uma celebração eucarística foi ministrada pelo padre Celito Moro.

Maria com Amor
Serão 298 apartamentos no estilo estúdio e cerca de 20 lojas na galeria do térreo, que vai ligar a avenida à Rua Dr. Francisco Mariano da Rocha. Nas áreas de uso compartilhado haverá rooftop com piscina, espaço gourmet, sala de jogos, espaço fitness, lavanderia, loja de conveniência 24 horas, capela e restaurante. O terreno mede 15,50 metros de frente por 53,50 metros de extensão de frente ao fundo, e a edificação será composta por duas torres, de 16 andares. Na área externa do prédio, ainda serão feitos quatro murais pelo artista Juliano Lopes. São eles: Virgem Maria; três arcanjos; Ipê roxo; Avenida Rio Branco, Gare da Viação Férrea e Vila Belga.

“Este é o lançamento mais aguardado pela Construtora Jobim e também o mais prestigiado. Escolhemos um modelo moderno, com estúdios, o que já vem sendo feito nos grandes centros do Brasil e do Mundo. Isso mostra como Santa Maria está se atualizando a este cenário da construção civil e da habitação”, comentou o diretor da Construtora Jobim, Gustavo Jobim.

Histórico do prédio
O prédio começou a ser construído na década de 1960, mas a construção foi interrompida há 53 anos, em 1970, tendo sido alvo do processo de arrecadação pelo Município de Santa Maria. Em 2017, a Prefeitura declarou o imóvel vago, por abandono, e determinou a arrecadação, a incorporação e a transferência ao patrimônio do Município.

Depois de realizar um laudo estrutural da obra, o Executivo Municipal lançou, em março de 2023, um edital de licitação para a venda do imóvel. Dois meses depois, a Construtora Jobim, de Santa Maria, é anunciada como vencedora da licitação, com oferta de preço de R$ 2,948 milhões.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo