CulturaDestaque

CULTURA. Após 10 anos, Orlando Fonseca lança novo livro individual: ‘Aqueles anos – sem dourados’

Saiba mais sobre a obra, que terá noite de autógrafos, nesta quarta-feira, 6

Informações, texto e imagens distribuídos pela Rede Sina

O escritor santa-mariense Orlando Fonseca lança o seu décimo quarto livro em produção individual. Trata-se do romance Aqueles anos – sem dourados. Tendo transitado por vários gêneros, da poesia e da crônica, teatro e musical, suas últimas obras de ficção trouxeram narrativas infanto-juvenis. Seu último trabalho foi O estojo vazio, editado em 2013.

Após 10 anos sem autografar uma nova publicação, essa nova obra em narrativa longa traz a saga de um adolescente, em plenos anos dourados, procurando viver o seu tempo ajustado à história do país. No entanto, por tragédias pessoais e descompassos com a realidade política e cultural, acaba sem conseguir levar adiante um projeto de vida afetiva e mesmo engajada. O cenário é o de um Brasil transitando dos anos JK, da bossa nova e do rock’n roll, dos Centros Populares de Cultura (CPC) e Grupo dos 11, para os obscuros anos pós Golpe de 64.

LEIA TAMBÉM, CLICANDO AQUI, A CRÔNICA “LIVRO NOVO”, DE ORLANDO FONSECA

O autor estará autografando seu livro Aqueles anos – sem dourados, dia 6 de dezembro (quarta-feira) às 19h no Mojju Gastro Pub. Após às 20h30, o evento conta com show da Paola Matos e Patrick Kohler. Este é o sétimo livro publicado através da parceria da Rede Sina com a editora Bestiario.

Sinopse:

AQUELES ANOS (sem dourados)

Rogério, morando no interior do RS, filho de uma família abastada, esforça-se por ter um
envolvimento consciente no ambiente político brasileiro. Decide, então, participar dos eventos políticos do país, na primeira metade da década de 60. Entretanto, em razão de tragédias familiares e traços de sua personalidade, não consegue se envolver plenamente, não conseguindo também ser feliz em suas experiências pessoais. Acaba sendo obrigado a abandonar o país e por fim é pego pela repressão.

O adendo do título “sem dourados” refere-se aos eventos pessoais e históricos desse jovem, cuja infância e adolescência transcorrem entre meados de 1950 a meados de 1960. São marcantes para a história da personagem: a campanha da legalidade, a renúncia do Jânio Quadros, a formação dos CPC, dos Grupos dos 11 e o golpe militar de 1964.

Em sua vida afetiva também se vê meio à separação dos pais, e a namorada se envolver com outro rapaz, com o qual começa a participar de um grupo artístico de CTG (novidade que se espalhava pelo RS no período) e que serve de contraponto ao ideário dos Centros Populares de Cultura. Em suas idas e vindas, nos descaminhos de sua jornada pessoal à margem das tragédias políticas, busca recompor a vida dos escombros.

Sobre o autor:

Orlando Fonseca nasceu em Santa Maria, em 7 de outubro de 1955. Professor Titular aposentado da UFSM, onde atuou por 31 anos, na área de produção textual nos Cursos de Comunicação Social e Letras. Doutor em Teoria da Literatura, pela PUCRS, 1997, e Mestre em Literatura Brasileira pela UFSM, 1991.

Exerceu o cargo de Secretário da Cultura de Santa Maria, no período de 2001-2004; Pró-Reitor de Graduação na UFSM, 2010-2013. Patrono da Feira do Livro de Santa Maria em 2005. Cronista do Jornal Diário de Santa Maria e Site claudemirpereira.com.br.  Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC – 2018-2019); Presidente do Coletivo Memória Ativa (2018-). Autor colaborador no site da Rede Sina.

LANÇAMENTO “AQUELES ANOS (SEM DOURADOS)”

6/12 – quarta-feira, 19h
Show da Paola Matos e Patrick Kohler (20h30 – 22h30 )
Couvert: r$ 8,00 (a partir das 20h30)
No Mojuu Gastro Pub (rua Duque de Caxias, 927)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo