Da Assessoria de Imprensa de Valdeci Oliveira
A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, mais partidos aliados como União Brasil, PSD e Rede, deram a largada, na noite de segunda-feira (18), para o que deverá ser o plano de governo a ser apresentado aos eleitores e eleitoras de Santa Maria na eleição a prefeito e vereadores no ano que vem.
Com o plenário da Câmara Municipal lotado por militantes e dirigentes das agremiações partidárias, além de lideranças vinculadas a organizações sociais e populares, os pré-candidatos a prefeito e vice, Valdeci Oliveira e José Farret, deram o tom do que deverá ser buscado e construído nos próximos meses: uma proposta colaborativa e participativa que inclua as demandas, necessidades e aspirações dos santa-marienses nas mais diferentes áreas.
Durante o ato político, visto também como um ato simbólico, ficou indicado que temas como desenvolvimento econômico com sustentabilidade, inovação, geração de trabalho e renda, tecnologia, saúde, educação, cultura, proteção ambiental, juventude, mulheres e combate à fome, ao racismo e a todas as formas de discriminação servirão como norte principal às diretrizes a serem construídas, com suas respectivas setoriais que serão criadas nesta fase inicial.
Serão esses grupos temáticos, as setoriais, que reunirão as pessoas, de acordo com suas áreas de atuação ou de interesse, que farão o esboço das propostas para, em seguida, passar pela avaliação da coordenação da campanha.
“Queremos, e vamos trabalhar muito para isso, um plano de governo com a cara da população de Santa Maria. E estamos dando a largada para essa construção, que representa toda a bonita diversidade e pluralidade que habita no Coração do Rio Grande. Além disso, deverá haver uma ligação muito estreita com as políticas públicas desenvolvidas pelo governo do presidente Lula”, disse o deputado estadual Valdeci Oliveira, que já governou a cidade por dois mandatos a partir do início dos anos 2000.
No planejamento que está sendo formatado, a ideia é ampliar a participação, “mesmo dos partidos que não fazem parte da Federação, mas que fazem parte da Federação maior, que é vencer a fome e a desigualdade social”, enfatizou Farret, ele também ex-prefeito e ex-vice.
Ao final do encontro, que contou com um momento cultural capitaneado pelo músico Beto Pires, Valdeci reafirmou: “Eu e o doutor Farret, desde já, convocamos todos e todas que querem uma Santa Maria mais desenvolvida, humanizada e geradora de oportunidades a nós ajudarem neste processo colaborativo, participativo, ensinante e aprendente. É com diversas mãos, mentes e corações entrelaçados que vamos avançar, modernizar e cuidar melhor da nossa gente”.
Conforme os dirigentes dos partidos aliados, o processo de construção do plano conterá reuniões presenciais (em todas as regiões de Santa Maria) e virtuais e será intensificado nos primeiros meses de 2024.
Padrão esqueda. Em todo grupo de trabalho não pode faltar algum boneco para sugerir o que deve estar no plano final. O resto é jogado fora e tudo é muito ‘democratico’. Simples assim.
‘[…] Santa Maria mais desenvolvida, humanizada e geradora de oportunidades a nós ajudarem neste processo colaborativo, participativo, ensinante e aprendente. É com diversas mãos, mentes e corações entrelaçados que vamos avançar, modernizar e cuidar melhor da nossa gente […]’ Que coisa mais ‘fofa’!
‘[…] grupos temáticos, as setoriais, que reunirão as pessoas, de acordo com suas áreas de atuação ou de interesse, que farão o esboço das propostas para,[…]’ montar uma lista de desejos.
‘[…] esenvolvimento econômico com sustentabilidade, inovação, geração de trabalho e renda, tecnologia, saúde, educação, cultura, proteção ambiental, juventude, mulheres e combate à fome, ao racismo e a todas as formas de discriminação […]’. Ou seja, a mesma conversa para boi dormir de praxe.