DestaqueEstado

ESTADO. Rio Grande do Sul assume coordenação do bioma Pampa no âmbito do Consórcio Brasil Verde

Anúncio foi feito pelo vice-governador Gabriel Souza na COP28, em Dubai

Gabriel Souza destacou que a medida representa mais proteção dos biomas e contribui para que o RS reduza as emissões de carbono. Foto: Joel Vargas / Ascom GVG

Por Vanessa Trindade / Ascom Sema

O Rio Grande do Sul assumiu, nesta sexta-feira (1º), a coordenação regional do bioma Pampa no âmbito do Consórcio Brasil Verde – Governadores pelo Clima. O anúncio foi feito pelo vice-governador Gabriel Souza durante a 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes. O bioma Pampa, no Brasil, é exclusivo do Rio Grande do Sul e está presente em 68% do território.

O Governadores pelo Clima é uma aliança que reúne governos estaduais que apoiam o cumprimento do Acordo de Paris. Assinado por 195 países durante a 21ª Conferência do Clima (COP21), em 2015, o acordo é uma resposta à ameaça da mudanças climáticas. Os governadores envolvidos apresentam suas iniciativas e participam de consórcios para a obtenção de financiamentos internacionais para seus governos, com o apoio do Centro Brasil no Clima.

O vice-governador ressaltou que a iniciativa se soma aos demais programas em execução pelo governo do Estado para proteção do território. “Esta medida representa uma maior proteção dos nossos biomas e a recuperação de pastagens nativas. Ela é importante para atingirmos as metas de redução de emissão de carbono até 2030 e para zerá-la até 2050. Assumir a coordenação do bioma Pampa vai ajudar a atrair mais investimentos, para que possamos aplicar recursos na área e tornar o Estado cada vez mais sustentável”, destacou.

A iniciativa de assumir a coordenação foi encaminhada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), pasta que trata das agendas relacionadas à questão climática no Rio Grande do Sul. “Assumir a coordenação trará ao Estado a oportunidade de ampliar as ações de proteção e recuperação do bioma por meio do acesso aos fundos do consórcio relacionados ao clima. A partir de agora iremos pleitear, junto aos demais Estados, possíveis financiamentos ou recebimento de recursos para projetos ligados ao clima e à preservação de biomas”, pontuou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann, que integra a comitiva estadual na conferência.

O Consórcio Brasil Verde foi lançado pelos chefes de Executivo que compõem o movimento Governadores pelo Clima durante a COP26, em Glasgow, na Escócia.

COP28
O enfrentamento aos eventos climáticos extremos priorizando a proteção da vida será o foco dos representantes do governo do Rio Grande do Sul na COP28. O evento, que reúne autoridades mundiais nas discussões sobre o enfrentamento às mudanças climáticas, começou na quinta-feira (30/11) e segue até 12 de dezembro.

Além da Sema, integram a comitiva estadual representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental.

Link para as estratégias do Proclima2050 de enfrentamento às mudanças climáticas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo