DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Oscar Capuchino assume como ‘head coach’ do SM Soldiers no próximo ano

Treinador mexicano chegou à equipe em 2023 para coordenar linha ofensiva

Treinador (de preto) assume posto de Érick Perez (de verde), que deixou o time em dezembro (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira

O Santa Maria Soldiers já definiu quem comandará a casamata verde-preta em 2024. O mexicano Oscar Capuchino, treinador de linha ofensiva do “Exército” durante 2023, é o novo head coach do esquadrão de futebol americano do Coração do Rio Grande, segundo confirmado pela direção do clube. Na próxima temporada, o time disputará o Campeonato Gaúcho e a Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA).

Além do técnico, seguem na comissão o coordenador defensivo Maurício Faé e o coordenador ofensivo Jonathan Buenrostro. O primeiro, que também é atleta, integra o elenco dos Soldados desde 2014 e venceu seis Estaduais, a Copa RS de 2016 e a etapa regional da extinta Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA) em 2016, pelo clube.

Já o segundo chegou ao Soldiers em 2023 para ser assistant coach e treinador de skill positions (posições dentro de campo diretamente responsáveis pela pontuação ou marcação de pontuadores adversários, como quarterbacks, que lançam a bola, e wide receivers, que recebem a bola). No início do próximo ano, mais reforços para a área que trabalha fora dos gramados devem ser anunciados.

A transição de Capuchinho da liderança da linha ofensiva para o posto principal da comissão técnica ocorreu em decorrência da saída do então head coach Érick Pérez, no início de dezembro. De acordo com o presidente do time santa-mariense, Ricardo Daronch, a mudança será benéfica para o “Exército” pois o mexicano já está adaptado ao sistema o qual a equipe joga, como também reside no país há alguns anos – compreendendo, dessa forma, a realidade da modalidade, que é amadora.

Oscar Capuchinho comandará os “soldados” santa-marienses na briga pelo Estadual e pela Conferência Sul da Liga BFA na próxima temporada (Foto Instagram/Reprodução)

Capuchino no comando

Na função de comandante em solo brasileiro, o treinador conquistou o título da Conferência Sul da LNFA de 2018, além de ter alcançado o vice-campeonato no torneio, pelo Black Hawks, de Gaspar, Santa Catarina. Nesta temporada, ele auxiliou os Soldados a vencerem o sexto Gauchão consecutivo. No Rio Grande do Sul, ele também fez parte do Canoas Bulls entre 2019 e 2022. Ao todo, o técnico acumula 26 anos de experiência no futebol americano, com passagens pelos cenários mexicano, gaúcho e catarinense.

Em 2023, o Soldiers foi eliminado do certame nacional ainda na etapa regional sem chegar à grande final, caso que não ocorria desde 2018. Para Capuchinho, a temporada foi desafiadora para os santa-marienses. Isso se dá por conta do processo de renovação de jogadores que o elenco vive em virtude de desfalques no elenco por lesão, como também pela ascensão do esquadrão de desenvolvimento do clube – também conhecido como “categoria de base”.

“Tivemos diversas perdas importantes de atletas veteranos, principalmente no setor da linha ofensiva. Porém, a equipe vem fazendo um ótimo trabalho no time formativo para renovar e fortalecer o plantel principal”, declarou o comandante mexicano, que já definiu as expectativas para 2024: “nossos objetivos serão continuarmos sendo os melhores do cenário gaúcho e, posteriormente, melhorar o que foi feito na Liga BFA deste ano para nos tornarmos líderes a nível nacional”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo