LUNETA ELETRÔNICA. A questão do ICMS e o recuo de Leite e a relação álcool/mortes no trânsito no Estado
E ainda: ambulância para a Saúde e duas formaturas do Progredir Geoparque
Por Paulo André Dutra
* Na sessão extraordinária da manhã desta terça-feira (19), o plenário da Assembleia Legislativa aprovou a retirada do projeto do governo do Estado que buscava a elevação da alíquota do ICMS.
* Anunciada na noite anterior, a retirada de tramitação do PL 534 2023 ocorreu no começo da sessão.
* Diante da previsível derrota, o governador Eduardo Leite encaminhou ofício à Casa solicitando a retirada. O líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), apresentou requerimento retirando o projeto da Ordem do Dia, tendo recebido 53 votos favoráveis.
* Emenda impositiva no valor de R$ 215 mil do vereador Paulo Ricardo Pedroso (PSB) viabilizou a aquisição, pela Secretaria Municipal de Saúde, de uma nova ambulância.
* A ambulância é zero quilômetro e de suporte básico, equipada com maca móvel, maca de imobilização (rígida), oxigênio, máquina de aspiração e insumos para atendimento de pacientes.
* O álcool estava presente no sangue de 44% dos condutores mortos em acidentes de trânsito em 2022, informa o DetranRS. O índice é cinco pontos percentuais maior que em 2021, quando foi detectado álcool em 39% dos condutores mortos.
* Em anos anteriores, os percentuais mantinham-se relativamente estáveis: em 2018 (37,6%), em 2019 (37,2%) e em 2020 (39,7%).
* O estudo transversal é realizado a partir do cruzamento de dados da Secretaria da Segurança Pública sobre acidentes de trânsito com morte e a base de resultados dos testes de presença de álcool etílico na circulação sanguínea feitos pelo Instituto-Geral de Perícias.
* Ainda encerrando as atividades, o programa Progredir Geoparque Quarta Colônia entregou certificados a 11 novas turmas em cursos ofertados nos municípios de Silveira Martins e Restinga Sêca.
* Ao total, mais de 180 certificados foram entregues pelo programa da UFSM com recursos do Governo Federal em parceria com as prefeituras.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.