LUNETA. Pacote da educação e críticas do CPERS, premiação a professor da UFSM e Balada Segura
Governo do Estado apresenta retrospectiva do ano e o saldo da COP-28
Por Paulo André Dutra
* A Assembleia Legislativa tem agenda cheia na semana. São nove audiências públicas e nada menos que 16 projetos de lei a serem votadas na sessão plenária de terça-feira (12).
* Destaca-se o pacote de cinco projetos encaminhados pelo Governo do Estado sobre a educação. “Depois de termos realizado uma série de medidas em outras partes, nosso interesse, nesse momento, está na governança, na gestão da educação”, afirmou o governador na apresentação das propostas.
* Em sentido contrário, o CPERS critica as mudanças, inclusive protocolando junto ao Ministério Público denúncia contra a falta de debate sobre as propostas e pedindo adiamento da votação.
* Dentre as críticas da entidade, estão as possibilidades de municipalização do Ensino Fundamental e da existência de escolas sem a oferta de Ensino Fundamental completo (apenas anos iniciais ou anos finais), ambos efeitos da alteração da Constituição Estadual (PEC 299/2023) e na criação do Marco Legal da Educação (PL 507/2023).
* Haverá manifestação de professores no dia 12 em frente à Assembleia Legislativa contra a aprovação do pacote, protocolado em regime de urgência.
* Uma nova edição da operação Balada Segura foi realizada na noite de sexta-feira (8), com 145 veículos abordados.
* 141 testes de etilômetro realizados, 4 recusas ao teste e 2 tiveram a ingestão de bebida alcoólica constatada.
* Um condutor foi flagrado conduzindo o veículo com a CNH suspensa e outros sete motoristas estavam com o licenciamento do automóvel vencido.
* O economista Daniel Arruda Coronel, professor da UFSM, foi escolhido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-RS) como o Economista do Ano.
* Concorrem todos os economistas gaúchos que exercem sua atividade profissional no Estado, e que se destacaram nos últimos três anos no fortalecimento do desenvolvimento econômico e propuser análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes.
* Daniel é professor associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM, com atuação em programas de pós-graduação, coordenador da área de Economia e Administração da Fapergs, dentre outras funções.
* Neste domingo (10) o governo gaúcho encerrou a sua participação na Conferência do Clima (COP28) da ONU em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O tema do dia foi a agricultura.
* Durante dez dias, os representantes do Rio Grande do Sul participaram de seis palestras que tiveram como temas desastres naturais, biomas gaúchos, governança climática, agricultura de baixo carbono e transição energética e representação das mulheres na pauta climática.
* Também ocorreram três visitas técnicas, dez participações em eventos e 12 reuniões bilaterais com entidades e bancos de fomento.
* Nesta segunda-feira (11), o governador Eduardo Leite apresentará uma retrospectiva das principais ações do Executivo gaúcho no primeiro ano de seu segundo mandato.
* O evento ocorrerá no Palácio Piratini, a partir das 9h30, e terá transmissão no canal do governo no YouTube. Link AQUI.
Pacote da educação é uma desova de custos. Premio irrelevante, mas é necessario promover os cumpanheros. COP28 deu em nada, agora estão tentando compromisso para abandonar combustiveis fosseis. Boa sorte nisto.