
Por Paulo André Dutra
* Por 16 votos a 3, a Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou na sessão desta quinta-feira (30) o Projeto de Lei 9706/2023, que autoriza a concessão de subsídio tarifário de R$ 10,5 milhões ao transporte coletivo urbano.
* Duas emendas, ambas de autoria do vereador Werner Rempel (PCdoB), foram aprovadas pelo plenário.
* Uma das emendas inclui no texto a exigência de três planos: de recuperação das linhas, de ampliação de linhas não atendidas e de recuperação dos abrigos de ônibus. A segunda define que seja apresentado no relatório do sistema o número de usuários beneficiados com as gratuidades.
* Na defesa das emendas, Rempel destacou a importância de se mensurar o impacto das gratuidades no sistema. “Essas informações nós precisamos”.
* Mesmo com a aprovação, críticas não faltaram. Helen Cabral (PT) afirmou que a reclamação sobre o transporte coletivo é unânime na cidade. Pablo Pacheco (PP) disse que a lei em debate “fere os cinco princípios da administração pública”.
* Pacheco, Roberta Leitão (PP) e Paulo Ricardo (PSB) votaram contrariamente ao texto, que vai agora à sanção do prefeito.
* Atenção para mudança no tráfego de veículos na Rua Cel Ernesto Beck, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Floriano Peixoto, a partir desta sexta-feira (1).
* O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, explica que levantamentos técnicos indicaram a existência de alta sinistralidade (acidentes) naquele ponto, principalmente, com motocicletas que trafegavam na Ernesto Beck, sentido Bairro-Centro.

* Nas estradas rurais, nesta semana sem chuva foi possível avançar com a manutenção.
* Segundo a Prefeitura, estão sendo atendidas várias vias na Boca do Monte, estradas do Divino e do Morro das Antenas, em Santo Antão; estrada Colônia Pinheiro, em Santa Flora; estrada de Canudos, no Arroio Grande; e estrada do Passo Velho, no Pains.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.