O Trabalhismo e a educação – por João Luiz Vargas
Com Getúlio Vargas, pela primeira vez, “ela é considerada um direito universal”
Getúlio Vargas assumiu após a revolução de 1930 como Presidente do Brasil, com, entre outras metas, a de estruturação pública no país.
A Educação com a participação de importantes intelectuais, entre eles Anísio Teixeira, que defendem uma Educação Nova, em defesa do ensino público gratuito, laico e obrigatório.
Na história da Educação os pensadores e educadores que marcaram suas vidas, inspirados em Anísio Teixeira, contribuem até hoje na construção permanente de educar: Rubem Alves, Darcy Ribeiro, Paulo Freire…
Getúlio Vargas estende o direito à educação aos jovens e adultos, pois, pela primeira vez, ela é considerada um direito universal.
Em 1934 foi criada a Universidade de São Paulo, a primeira a ser criada e organizada segundo o Estatuto das Universidades Brasileiras
(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve habitualmente no site às sextas-feiras.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.