DestaqueSanta Maria

CIDADE. 1ª Semana em Memória às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss ocorrerá de 21 a 27 de janeiro

Evento terá como lema “Lembrar para não repetir”

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

De 21 a 27 de janeiro, Santa Maria terá a primeira Semana em Memória às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss “Lembrar para não repetir” prevista em legislação. Isso porque em novembro de 2023, o prefeito Jorge Pozzobom sancionou a lei municipal, proposta pela vereadora Marina Callegaro, que institui as datas anualmente.

“A semana em memória das vítimas da boate Kiss é importantíssima para a conscientização da população. O debate é permanente nestes 10 anos que se passaram e vai continuar presente nas nossas vidas. Por isso, promover a reflexão e a vigilância em nossa comunidade é primordial para que tragédias como a da Kiss não se repitam”, salientou o prefeito em exercício Rodrigo Decimo sobre a primeira semana prevista em lei.

O presidente do Conselho da Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Flavio Silva, reforça a frase utilizada pela instituição “Lembrar para não repetir”, e adotada pela lei como marca da Semana em Memória às Vítimas.

“Essa lei reforça a questão da conscientização e da memória, como sempre falamos ‘Lembrar para que não se repita. Mas acho que precisamos mais. Porque estas ações precisam ocorrer o ano todo. Já vimos que estas falhas acontecem no mundo todo, não só em Santa Maria, ou nem só no Brasil. Acredito que esse cuidado de ensinar sobre o combate ao incêndio, ou à tragédias, deveria ser recorrente. Temos de nos preparar para tudo porque só a prevenção pode ajudar”, destaca Flavio.

A lei 6.839, além de instituir a Semana em Memória às Vítimas entre 21 e 27 de janeiro, inclui o evento no Calendário Oficial do Município. A iniciativa, que tem apoio da Prefeitura, objetiva incentivar o debate e a conscientização sobre as falhas ocorridas no incêndio na Boate Kiss e realizar palestras para que futuras gerações cobrem segurança e fiscalização dos agentes públicos frente a locais que frequentam, público e privado. Para isso, serão realizados atos públicos, seminários e painéis; conscientização sobre a prevenção de incêndios; discussão sobre a importância da saúde mental dos sobreviventes e familiares de vítimas frente a situações de catástrofes, acidentes ou eventos críticos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo