DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. ‘Uma baita experiência’, diz jovem do Soldiers sobre treino com Seleção sub-20

Augusto Kneipp, de 18 anos, pode ser convocado para Mundial da categoria

Dos 60 atletas inicialmente convocados para os treinamentos, 15 serão cortados para a convocação final (Foto CBFA/Divulgação)

Por Pedro Pereira

No último sábado (27) e domingo (28), o wide receiver do Santa Maria Soldiers, Augusto Kneipp, fez parte de uma sessão de treinamentos com a Seleção Brasileira de Futebol Americano sub-20, em Curitiba, Paraná. As atividades começaram na noite da sexta-feira (26), quando foram passadas mais instruções sobre o fim de semana, e aconteceram no Croco Stadium, casa do Coritiba Crocodiles.

A convocação do Brasil Onças – como é chamada a equipe que representa o país na modalidade – foi realizada visando a disputa do Campeonato Mundial da categoria, que ocorre entre 20 e 30 de junho deste ano, na cidade de Edmonton, no Canadá. A participação da “Canarinho” no certame foi confirmada no dia 22 de janeiro. Dos 60 jogadores inicialmente selecionados, somente 45 restarão no corte final.

“Foi uma baita experiência, muito legal. Cansativa, né. Nunca havia feito parte de um training camp”, relatou Kneipp. Ao lado do jovem de 18 anos natural de Agudo, representaram o Rio Grande do Sul em Curitiba os offensive linemen Luan Henzel, do Carlos Barbosa Ximangos, e Carlos Gehlen, do Canoas Bulls. Davi Belfort, filho do lutador de MMA e boxe Vitor Belfort, marcou presença na lista como quarterback.

Atletas do Carlos Barbosa Ximangos e do Canoas Bulls representaram o Rio Grande do Sul ao lado do jogador de Santa Maria (à direita) (Foto Arquivo pessoal)

Além do Brasil Onças, participam do Campeonato Mundial: Canadá, time da casa; Estados Unidos, medalhista de bronze na última edição da competição, em 2018; Japão, campeão asiático; Áustria, campeão europeu; Austrália, campeão da Oceania; e Panamá, melhor ranqueado da América de acordo com a Federação Internacional de Futebol Americano.

Kneipp foi convocado para a sessão de treinamentos no fim de dezembro do ano passado após ser eleito Melhor Jogador de Ataque por seus colegas do Soldiers e indicado ao Golden Boy (em alusão à premiação mundial de futebol de mesmo nome, que significa “Menino de Ouro” em tradução livre). Na história, apenas outros dois Soldados receberam convites para atuar com a Seleção: Vinícius Zanon e Fabrício Ziegler.

Compromissos com o “Exército”

Antes de pensar no Mundial, o recebedor gaúcho tem um compromisso com o Soldiers: a disputa do Campeonato Gaúcho. Conforme revelado pelo presidente do clube verde-preto, Ricardo Daronch, que também integra a direção da Federação Gaúcha de Futebol Americano, no programa Papo D Esporte, da Rádio CDN, a estreia dos santa-marienses será diante do Bulls, em 7 de abril.

Passado o fim de semana, Kneipp acredita que o ponto alto de sua estadia no Croco Stadium com jovens de todo o país foi a versatilidade da modalidade, uma vez que conheceu estilos de jogo diversificados. “O conhecimento de um playbook (livro de jogadas) diferente me ajuda no quesito de ter um maior entendimento da parte teórica do futebol americano em si”.

Em 2023, ainda que os Soldados tenham vencido o Gauchão pela oitava vez na história e sexta consecutiva, a equipe não conseguiu atingir a grande final da Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA), como nas duas temporadas anteriores. Para 2024, o atleta agudense destaca: “espero que o time continue evoluindo como a gente sempre fez e que, neste ano, a gente consiga novos títulos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo