LUNETA ELETRÔNICA. Inicia o “Liquida Santa Maria”, Pozzobom reassume e saldo de empregos em 2023
Ação “Volta às Aulas”, escolinhas no Oreco, pasta de Desenvolvimento Social
Por Paulo André Dutra
* O prefeito Jorge Pozzobom reassumiu o cargo nesta segunda-feira (29) após período de 10 dias em férias.
* E não perdeu a oportunidade de registrar em suas redes sociais o trabalho do seu vice, Rodrigo Decimo, que ficou em exercício no período.
* Começa nesta quinta-feira (1) o Liquida Santa Maria, campanha do comércio com promoções e descontos especiais em cerca de 455 empresas participantes.
* É uma iniciativa já histórica da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, com apoio da Prefeitura Municipal.
* Neste sábado (3), um Desfile de Carnaval pelo centro marca festivamente o início da promoção. Inicia às 10h, entre o Calçadão e a Rua Floriano Peixoto e depois na Rua do Acampamento. Haverá bloqueio no trânsito do local e ruas adjacentes.
* As lojas participantes do Liquida Santa Maria 2024 estarão sinalizadas com cartazes nas vitrines.
* Preparando a cidade para o retorno das atividades escolares em fevereiro, a Secretaria de Mobilidade Urbana deu início à Operação Volta às Aulas com o reforço na sinalização viária em torno de instituições de ensino.
* O trabalho ocorreu no entorno da EMEF Euclides da Cunha (Carolina), da Escola de Educação Infantil Recanto da Alegria e da Escola Estadual EEEM Dom Antônio Reis, ambas na Salgado Filho.
* Já nesta terça-feira (30), atividade foi na Escola Maria Rocha, no Instituto Estadual Olavo Bilac e no Colégio Adventista Santa Maria, no Bairro Rosário.
* Retomam as atividades também na próxima segunda-feira (5) as escolinhas de futsal mantidas pela Prefeitura no Ginásio do Oreco.
* Vagas são limitadas à lotação de cada turma, e destinadas a crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos de ambos os sexos.
* O Brasil registrou saldo positivo de 1.483.598 empregos formais em 2023, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
* No acumulado do ano (janeiro a dezembro), foram registradas 23.257.812 admissões e 21.774.214 desligamentos.
* O maior crescimento do emprego formal em 2023 ocorreu no setor de serviços, com a criação de 886.256 postos. No comércio, foram criados 276.528 postos; na construção 158.940; na indústria, 127.145; e na agropecuária, o saldo foi de 34.762 postos.
* A Secretaria estadual de Desenvolvimento Social promove uma “Oficina de Orientação”, nesta quarta-feira (31), a partir das 9 da manhã, no Auditório da Famurs, em Porto Alegre.
* A atividade é tem uma extensa programação destinada a capacitar os governos e secretarias municipais com foco na aplicação dos recursos que serão destinados à efetivação das demandas eleitas na Consulta Popular.
* O secretário Beto Fantinel informou que o valor destinado é de aproximadamente R$ 11 milhões. A quantia será aplicada naquelas propostas cadastradas tanto pelos municípios, quanto por cidadãos que participaram da consulta.
* Entre as principais demandas estão projetos na área de bem-estar e acolhimento de idosos; profissionalização e qualificação para geração de emprego e renda; e combate à fome.
* Também se incluem o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; e a implementação e melhorias nas APAEs.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.