DestaqueSanta Maria

LUNETA. Nova estratégia na vacinação da covid-19, ESF do Passo das Tropas e flagras da Balada Segura

Plantio da soja quase concluído e a atenção à ferrugem asiática na região

Por Paulo André Dutra

* Menos abordagens, mais condutores com “problemas” na Operação Balada Segura realizada entre a noite de sábado (13) e a madrugada de domingo (14) pela CTMU, Programa Vida no Trânsito e Brigada Militar.

* Dos 79 condutores parados nas barreiras montadas na Avenida Hélvio Basso e Rua Serafim Valandro, 11 recusaram-se a realizar o teste do etilômetro e três tiveram resultado positivo para a ingestão de álcool.

* Um dos condutores autuados teve o veículo recolhido, pois não apresentou outra pessoa habilitada e outro condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia e Pronto-Atendimento (DPPA) devido ao alto teor de álcool no sangue.

* Além disso, dois condutores foram flagrados conduzindo o veículo sem CNH e um com a CNH suspensa.

* Também foram abordados dois veículos com o licenciamento vencido.

* Nesta segunda-feira (15), a UBS Passo das Tropas terá turno estendido das 17h às 20h.

* Serão ofertados testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), atendimento odontológico, verificação de pressão arterial, consultas, atualização de cadastros e cartão SUS, vacinação da Covid bivalente (18+) e vacinas de rotina.

* Sobre a vacinação contra Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou mudança na estratégia para a imunização, seguindo novas diretrizes do Ministério da Saúde.

* Segundo a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, a medida visa atender à parcela da população que está mais sujeita ao desenvolvimento de casos graves e óbitos por causa da doença.

* “Pela idade e por outras condições de imunidade, essas pessoas têm uma perda dos anticorpos produzidos pela vacinação mais rápida do que nas demais pessoas, por isso a necessidade de novas doses”.

* Dentre as novas diretrizes do Ministério da Saúde para 2024 está a inclusão da covid-19 no Calendário de Vacinação Infantil.

Em 2024, devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses as pessoas de 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, imunodeprimidos, crianças e pessoas com comorbidades. Foto Arieli Ziegler / Prefeitura

* A redução das chuvas e a elevação da temperatura proporcionaram condições favoráveis para o desenvolvimento das lavouras de soja no Estado, aponta o informativo conjuntural semanal da Emater.

* Na região de Santa Maria, a semeadura está próxima do encerramento. As últimas lavouras serão implantadas nas regiões de Santiago e São Vicente do Sul.

* Há apreensão devido à detecção precoce da ferrugem asiática, quadro agravado pelas condições propícias à rápida disseminação dos esporos, decorrentes das constantes chuvas.

* No último mapa disponível no site do Programa Monitora Ferrugem RS, Santa Maria é a região do Estado onde foi identificada a maior presença de esporos do fungo causador da doença, considerada a mais grave para a cultura.

* Desenvolvido pela Seapi e a Emater desde a safra 2021 com o apoio de instituições de ensino e pesquisa, o programa monitora a presença do fungo e das condições meteorológicas favoráveis ao seu desenvolvimento.

Na última semana de dezembro, a identificação de esporos do fungo da ferrugem asiática na região de Santa Maria. Foto Programa Monitora Ferrugem RS / Reprodução

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo